Controle de ponto pelo celular: mais praticidade e agilidade
Gostaria de saber o local onde seu funcionário realizou a inclusão de ponto? E ter relatórios personalizados na palma da mão? Gostaria de ter a proteção de passivos trabalhistas de forma fácil e rápida?
Se sua resposta para essas perguntas for SIM, nós temos a solução ideal para você!
O controle de ponto pelo celular é um grande avanço e melhoria no desenvolvimento da marcação de ponto, ainda mais em época de pandemia que o home office foi adotado por 46% das empresas.
O que diz a lei?
Até o ano de 2011, o registro de ponto só era permitido através de relógios de ponto, de acordo com a lei da Portaria 1510/09, conhecida como lei do Sistema de Relógio Eletrônico de Ponto.
Em 2011 o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a lei da Portaria 373, que dispõe sobre a possibilidade do controle de jornada dos colaboradores ser realizado através de sistemas alternativos.
Com isso, foi liberado que o ponto fosse registrado por qualquer dispositivo com acesso à internet.
Entretanto, existem algumas regras impostas na lei para a implantação dessa modalidade.
Art.1º Os empregadores poderão adotar sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, desde que autorizados por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.
§ 1º O uso da faculdade prevista no caput implica a presunção de cumprimento integral pelo empregado da jornada de trabalho contratual, convencionada ou acordada vigente no estabelecimento.
§ 2º Deverá ser disponibilizada ao empregado, até o momento do pagamento da remuneração referente ao período em que está sendo aferida a freqüência, a informação sobre qualquer ocorrência que ocasione alteração de sua remuneração em virtude da adoção de sistema alternativo.
Art. 2° Os empregadores poderão adotar sistemas alternativos eletrônicos de controle de jornada de trabalho, mediante autorização em Acordo Coletivo de Trabalho.
Mais praticidade para funcionários e gestores
Com a publicação da lei pelo MTE em 2011, os funcionários não precisam mais estar fisicamente presentes no escritório para realizar o registro do ponto.
É possível que a inclusão seja realizada em qualquer lugar, através de smartphones, tablets ou computadores. Assim, os funcionários ganham mais autonomia, conforto e consequentemente podem aumentar a produtividade.
Além disso, os gestores têm nas palmas das mãos os registros de ponto dos colaboradores, o local onde foi realizada a inclusão e relatórios completos que servem como documentos legais em caso de processos trabalhistas.
Pandemia e home office
A pandemia do Covid 19 trouxe diversas mudanças para a rotina das empresas no mundo todo. Foi necessário se reinventar e adaptar às novas regras da OMS (Organização Mundial de Saúde), o que fez muitos negócios fecharem as portas.
A OMS definiu como necessário o uso de máscaras, distanciamento de 1,5m entre uma pessoa e outra, entre outros. Mas com o agravamento da pandemia, muitos lugares no mundo anunciaram isolamento social, no qual não era permitido sair na rua a não ser para algo extremamente necessário.
Com isso, 46% das empresas brasileiras adotaram o modo de trabalho remoto, o home office, e se tornou um grande desafio realizar o controle de ponto dos colaboradores uma vez que o REP se encontra no escritório.
Graças à lei da Portaria 373, muitas empresas puderam controlar a jornada dos seus funcionários mesmo em home office. O registro de ponto alternativo permite que a inclusão seja feita através de celulares, tablets, computadores, ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet.
Assim, os colaboradores conseguem registrar o ponto de suas casas e os gestores têm acesso a todas as informações através do software do sistema de ponto online.
Ferramenta para controle de ponto remoto
Se a sua empresa ainda não conta com um sistema de ponto online, talvez seja o momento ideal para considerar a implantação em sua empresa.
Sistemas de ponto como o Secullum Ponto Web facilitam toda a gestão de ponto dos seus colaboradores, desde a inclusão ao fechamento da folha de ponto, economizando tempo e reduzindo custos fazendo a contabilização correta das horas.
Em tempos de home office, sua empresa não precisa abrir mão do controle de jornada e tomar prejuízos por decorrência disso. Você pode adotar o controle de ponto pelo celular, saber onde e quando seus funcionários realizaram a inclusão e ter relatórios personalizados.
O software permite que o gestor acompanhe em tempo real a jornada dos seus colaboradores, quem já registrou ponto de chegada, quem está atrasado, quem esqueceu de incluir o ponto, quem está fazendo horas extras.
Além de todas essas vantagens, você ainda tira uma carga imensa de cima do seu RH. O sistema realiza todo o controle de ponto dos seus funcionários, de forma automática, tecnológica, rápida e confiável, evitando erros prejudiciais que podem acontecer quando realizado de forma manual pelo RH.
Recursos do sistema de ponto Secullum
O Sistema Secullum Ponto Web, por exemplo, emite relatórios personalizados que servem como documento legal em caso de processo trabalhista. É de extrema importância que você tenha isso em mãos, pois passivos trabalhistas trazem prejuízos enormes, podendo levar sua empresa à falência.
Tenha funções como geolocalização, inclusão de foto no registro de ponto, modo online e offline, entre outras que tornam o controle de jornada da sua equipe mais simples e seguro.
Posts Relacionados
Cálculo de Rescisão: Entenda como fazer corretamente
Muitas dúvidas podem surgir no momento de calcular uma rescisão de trabalho, pois apesar de rotineira, é uma das...Saiba Mais
Como calcular DSR
O descanso semanal remunerado, ou simplesmente DSR, é direito do empregado no regime CLT previsto na Constituição...Saiba Mais