Registrador de ponto: Mais segurança e economia
Se você não deseja correr riscos com prejuízos provenientes de passivos trabalhistas ou perder dinheiro com pagamentos desnecessários, é indispensável que invista em um bom registrador de ponto.
É importante entender melhor o impacto de não realizar um controle de ponto adequado no seu negócio. Muitas gestores e empresários ainda insistem em ignorar a legislação e fazer a marcação de ponto como bem entendem, mas isso pose custar muito caro.
Nesse artigo iremos detalhar melhor os benefícios de realizar uma gestão de ponto adequada e as possíveis consequências para as organizações que desrespeitam as obrigações legais.
Boa leitura!
O que são passivos trabalhistas?
Os passivos trabalhistas são todas as possíveis dívidas que uma empresa obtém por não cumprir suas obrigações como empregadora para com seu empregado. Ou seja, o não pagamento de horas extras, adicionais noturnos entre outros.
Esses passivos podem levar a um processo trabalhista, quando um colaborador entra na justiça contra a empresa alegando que não recebeu por direitos. Se isso acontecer e a empresa está despreparada, muitas vezes, pode levar a falência em pouco tempo.
Mais segurança jurídica
O registrador de ponto garante que a empresa tenha oportunidade de se defender com provas documentais em caso de processo trabalhista, pois todos os dados e inclusões de ponto dos funcionários ficam salvos em relatórios confiáveis e de fácil acesso.
Se um funcionário entra na justiça alegando que fez hora extra e não recebeu por isso, por exemplo, a empresa precisa ter os registros para provar que não é verdade. Caso contrário, mesmo que o colaborador esteja mentindo o empregador poderá ter que pagar novamente, e pior, acrescido de multa e juros.
O colaborador tem direito ao repouso semanal remunerado e a receber seu salário em feriados civis e religiosos. Se a empresa não conseguir provar que proporciona esses direitos, por exemplo, pode receber uma multa que varia entre R$40,25 à R$4,025,33, dependendo do porte da empresa.
Com um registrador de ponto você consegue ter um controle maior da sua equipe, relatórios dos registros e, consequentemente, mais segurança jurídica para evitar problemas desse tipo e muitos outros.
Controle de ponto gera mais economia
Além de manter sua empresa mais segura, investir em um registrador de ponto possibilita que sua empresa aumente a lucratividade e a economia de gastos.
Como explicado acima, o registrador de ponto evita que sua empresa perca dinheiro com passivos trabalhistas e possíveis processos, mas a economia não acaba aí.
Muitas empresas mantêm um funcionário de RH mensalmente para ser responsável pelo fechamento da folha de ponto dos funcionários, essa tarefa pode ser realizada de forma mais barata, simples e rápida pelo registrador de ponto.
Outro ponto importante é que o registrador de ponto eletrônico ou online tem chances muito pequenas de errar, o que evita prejuízos para a empresa, já que não corre riscos com o lançamentos errados que dão margem a possíveis reclamações trabalhistas, e também para os funcionários, que têm menos riscos de perder hora por erro de lançamento do RH.
O controle da jornada de trabalho também te permite medir a produtividade da equipe, identificar períodos ociosos e implantar melhorias na rotina de trabalho.
Entendendo melhor os registradores de ponto eletrônico
Existem vários tipos de registradores de ponto eletrônicos, falamos sobre os mais procurados no nosso artigo Relógio de Ponto Salvador: Conheça os modelos mais procurados.
Atualmente os mais vendidos são o iDClass da Control iD e o Inner Rep Plus da Topdata. O REP homologado da Control iD é o mais vendido do Brasil, pois possui ótimo custo-benefício. Nele o ponto pode ser registrado através de cartão de proximidade, senha ou biometria.
Caso sua empresa opte por um equipamento mais robusto, temos o Inner Rep Plus, registrador de ponto da Topdata. Ele permite o controle de ponto para micros, pequenas, médias e grandes empresas, independente do número de funcionários. O ponto pode ser incluído por biometria, senha ou cartão, e é gerado um comprovante para o funcionário.
Qualquer uma das duas opções irá lhe atender muito bem, ambos tem garantia de 12 meses e são homologados pelo MTE e aprovados pelo INMETRO.
Registrador de ponto online
Outra opção para controle de ponto eletrônico são os sistemas de ponto. A partir da Portaria 373 de 2011 foi permitido a adoção de meios alternativos ao registrador de ponto homologado. Desde então muitas soluções surgiram com foco na mobilidade e produtividade.
O Ponto Secullum Web é o software de ponto mais vendido do Brasil e um dos melhores sistemas de gerenciamento de ponto online. Ele permite que o usuário tenha todos os seus dados na nuvem e pode ser acessado de qualquer dispositivo que tenha acesso a internet.
Além disso, o ponto pode ser registrado em qualquer lugar, com funções de geolocalização e foto do colaborador. Assim, o gestor sabe exatamente onde e quando o funcionário realizou a inclusão do ponto.
O mais importante é entender as possibilidades disponíveis no mercado e avaliar qual faz mais sentido pro seu negócio, assim você terá todos esses benefícios e ainda reduzirá consideravelmente os indesejáveis passivos trabalhistas na sua empresa.
Posts Relacionados
Cálculo de Rescisão: Entenda como fazer corretamente
Muitas dúvidas podem surgir no momento de calcular uma rescisão de trabalho, pois apesar de rotineira, é uma das...Saiba Mais
Como calcular DSR
O descanso semanal remunerado, ou simplesmente DSR, é direito do empregado no regime CLT previsto na Constituição...Saiba Mais