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 Linha digital PABX: o que é e como funciona? | Impacto Automação

Linha digital PABX: o que é e como funciona?

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Linha digital PABX: o que é e como funciona?

O crescimento da internet e o surgimento do VoIP transformou a forma de atendimento das empresas. As centrais telefônicas de linha digital surgiram com base na tecnologia do VoIP (Voice Over Internet Protocol) e são a união dos recursos do PABX analógico com a modernidade do digital. 
 
A telefonia analógica foi por bastante tempo o que havia de mais tecnológico quando se tratava de automação de atendimento, já que antes dela ainda eram utilizados operadores humanos para realizarem o direcionamento das chamadas recebidas para os ramais escolhidos.
 
Contudo, o avanço da tecnologia trouxe mudanças em todas as áreas empresariais do mundo, e a telefonia não ficou de fora. A partir daí, ficava cada vez mais fácil contar com um atendimento ágil, assertivo, eficaz e de qualidade na sua empresa. 
 
A linha digital surgiu desse avanço, trazendo novos recursos para a linha analógica que já era muito utilizada. Inicialmente ela não era muito utilizada, já que a internet, ainda em estágio primário, básico, não oferecia muita velocidade e o VoIP precisava disso. 
 
Mas, ao longo do tempo e com o desenvolvimento da internet, a chegada da banda larga, entre outras tecnologias que deixaram a internet cada vez mais rápida, o VoIP foi se popularizando. 
 

O que é linha digital?

 
A linha digital é a união dos recursos do analógico com o digital levando muito mais benefícios à sua empresa. 
 
Ela permite que sua empresa tenha um número maior de linhas e ramais, permitindo muito mais economia e agilidade. 
 

Como a linha digital funciona? 


A linha digital é baseada em VoIP, ou seja, os sinais de voz analógicos são transformados em digitais e enviados via Protocolo de Internet (IP) entre os dispositivos. 
 
Esse sistema oferece recursos mais avançados, como seleção automática de linhas, limitar tempo de chamada, transferência de chamadas entre ramais, entre outros. 
 
Sobre a estrutura, ainda conta com o aparelho físico, entretanto os ramais podem ser instalados em telefones tradicionais, computadores, notebooks, tablets, smartphones, ou qualquer outro dispositivo que tenha conexão com a internet. 
 
O custo-benefício da linha digital é ótimo, o sistema possibilita um atendimento de maior qualidade, sem ruídos ou interferências e auxilia na produtividade da empresa. Vale ressaltar também que clientes, fornecedores e operadores ficam mais satisfeitos, trazendo bom relacionamento e até lucratividade. 
 

Por que investir em uma linha digital?

 
Se você é um gestor e deseja aperfeiçoar o atendimento da sua empresa, investir em uma central telefônica de linha digital pode ser a melhor opção. Além dos benefícios que já citamos, o software oferece recursos como:
 
  • DDR (Discagem Direta por Ramal)
  • Seleção automática de linhas
  • Integração com dispositivos alternativos
  • Configuração simples
  • Identificação de chamadas
  • Bloqueio de chamadas a cobrar
  • Limitação de tempo de chamada
  • Entre outros
 
Os benefícios são diversos, dentre eles estão:
 
1. Redução de custos
Por ser baseada em VoIP e realizar as chamadas via internet, sua empresa economiza muito com operadoras de telefonia tradicionais. Assim, é possível realizar ligações internas e até externas gratuitamente ou por uma taxa bem baixa. 
 
2. Mais produtividade
A linha digital possibilita aos seus operadores um atendimento com maior qualidade, mais assertivo, rápido e sem interferências. Além disso, o limite de tempo de chamada permite que seus operadores não fiquem muito tempo em uma só ligação, aumentando a produtividade. 
 
3. Gerenciamento via web
Todas as manutenções, atualizações ou ajustes podem ser realizados via web, na maioria das vezes as interfaces web são de fácil utilização e intuitivas. Assim você não depende de um técnico especializado caso queira qualquer ajuste no seu software. 
 
4. Mais flexibilidade
Sua equipe tem a liberdade de utilizar o software através de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet e o softphone instalado, na maioria das vezes são utilizados computadores, tablets, smartphones e notebooks. 
 
Dessa forma é possível atender e realizar chamadas através do seu ramal onde e quando quiser, basta ter uma boa conexão com a internet. 



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