PABX IP: 7 motivos para utilizar
Desde a sua invenção o PABX sempre foi muito útil e vantajoso para as empresas, tanto em questão de produtividade da equipe quanto em economia em geral.
Com o passar do tempo e com a evolução tecnológica, as empresas começaram a necessitar de ferramentas mais modernas, que ofereciam mais recursos e benefícios.
O PABX IP surgiu dessa necessidade de ter mais velocidade, qualidade e eficácia na comunicação interna e externa das empresas.
Você já deve ter pelo menos ouvido falar sobre o PABX, mas você sabe o que significa o “IP”? Nesse artigo vamos contar tudo sobre o PABX IP e te dizer 7 motivos para fazer a migração.
O que é PABX?
Do inglês Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), o PABX é uma tecnologia que tem como objetivo conectar ambientes através de linhas telefônicas.
Ele promove um ambiente profissional mais organizado, aperfeiçoando o sistema de comunicação e melhorando o atendimento.
Em resumo, podemos dizer que o PABX é uma central telefônica. Ele se conecta à uma linha telefônica e a distribui para dois ou mais ramais de forma automática, diferente dos mais rudimentares os quais eram necessários operadores humanos para realizarem a distribuição de chamadas.
Desde a sua criação, foram desenvolvidas diversas versões dessa tecnologia cada vez com mais recursos.
O que é IP?
Do inglês Internet Protocol Address (Endereço de Protocolo de Internet), o IP é o número de identificação de cada dispositivo que está conectado a uma rede de computadores.
Ou seja, os dispositivos conectados a uma rede de computadores se comunicam via endereço IP, é por onde são encaminhados os dados de um aparelho para outro.
A partir do endereço de protocolo de internet, surgiu uma ferramenta de comunicação chamada VoIP.
VoIP
Do inglês Voice Over Internet Protocol (Voz por Protocolo de Internet), o VoIP é uma ferramenta que surgiu em meados de 1995 com o objetivo de realizar e facilitar chamadas internacionais e de longas distâncias.
Essa ferramenta transforma sinais de voz analógicos em sinais digitais e os transmite pelo IP dos dispositivos, de um para o outro.
Como funciona o PABX IP?
O PABX IP usa como base do seu funcionamento o VoIP. Dessa forma, a tecnologia consegue oferecer mais recursos adicionais às empresas, além de mais qualidade e alta definição nas chamadas.
Os sinais de voz são transmitidos através dos endereços IP dos dispositivos, de forma prática e rápida, o que torna a equipe muito mais produtiva.
7 motivos para migrar para o PABX IP
Apesar de muitas pessoas conhecerem ou já terem ouvido sobre o PABX IP, ainda ficam na dúvida do porquê migrar. Por isso, separamos 7 motivos que vão tirar suas dúvidas de uma vez por todas.
#1 Facilidade de instalação
Como o IP é uma tecnologia digital e os sinais de voz são transferidos por protocolos de internet, como o nome já diz, a instalação é muito mais fácil.
#2 Fácil gerenciamento
Todo processo de gerenciamento é realizado online, através de páginas na web, dessa forma é possível realizar ajustes, manutenções ou atualizações no sistema telefônico de forma rápida e sem dor de cabeça.
#3 Atendimento de qualidade
Com um sistema baseado em computador e internet, a probabilidade de haver ruídos e interferências nas chamadas é muito pequena. Isso torna sua equipe muito mais produtiva e satisfeita.
#4 Mais recursos
Por ser uma versão mais moderna que as anteriores, disponibiliza recursos mais sofisticados. São eles:
- Gravação de chamadas;
- URA;
- Salas de Conferência de áudio e vídeo;
- Correio de voz;
- Entre outros.
#5 Mais flexibilidade
O PABX IP permite que seus funcionários tenham acesso aos seus ramais onde estiverem, trabalhando em casa ou em outra sede utilizando apenas o softphone.
#6 Mais economia
Por fazer o uso do VoIP, o PABX IP permite que sua empresa economize um valor significativo com operadoras de telefonia. Além disso, as chamadas entre matriz e filiais são totalmente gratuitas.
#7 Geração de relatórios
Os sistemas de PABX IP geram documentos automáticos com todas as informações das chamadas, como data, hora e quem realizou, por exemplo. Essa opção é ótima para os gestores fazerem a análise dos colaboradores e entender o motivo do contato dos clientes.
Conclusão
O PABX IP oferece recursos que trazem não só mais economia financeira, como menos dores de cabeça na gestão da comunicação interna e externa da sua equipe.
Posts Relacionados
Número 0800: O que é e quais as vantagens?
A Discagem Direta Gratuita (DDG), mais conhecida como 0800, é muito popular aqui no Brasil. Esse serviço possibilita...Saiba Mais
O que é ramal de empresa?
Uma telefonia eficiente deve ser o ponto forte de qualquer negócio. Para isso, empresas oferecem possibilidades de...Saiba Mais