Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home1/ponto240/impactoautomacao.com.br/includes/geolocation.php on line 124
 Telefonia IP: o que é e como funciona? | Impacto Automação

Telefonia IP: o que é e como funciona?

> Telefonia em Nuvem > Blog > Início

Telefonia IP: o que é e como funciona?

O avanço da tecnologia trouxe diversas mudanças, modernização e facilidades para o mercado em todos os âmbitos, permitindo que as empresas tenham maiores retornos e produtividade.

 

Em 2005, com a evolução da internet e a conexão mais rápida, a telefonia IP se popularizou, inovando o mercado de telefonia. 

 

Como é uma tecnologia de certa forma recente, ainda existem muitas dúvidas sobre ela. O que significa Telefonia IP? Qual a diferença entre Telefonia IP e VoIP? Quais são os recursos necessários para começar a investir nesse serviço? O que a lei brasileira diz sobre? Quais os benefícios de investir nessa tecnologia?

 

Se você tem alguma dessas dúvidas continue com a gente nesse artigo que vamos te explicar tudo sobre a Telefonia IP.

O que é a Telefonia IP?

 

Tecnologia desenvolvida em meados de 1970, a Telefonia IP só passou a ser utilizada de fato no mundo corporativo nos anos 90. Ela prometia permitir o uso da telefonia por meio do IP (Internet Protocol, ou, em português, Protocolo de Internet).

 

Ela é responsável por transformar sinais analógicos de voz em sinais digitais. Em outras palavras, ele converte o sinal analógico de voz em pacotes de informações binárias, que após são transmitidos por protocolo TCP/IP (conjunto de protocolos de comunicação entre computadores) e convertidos novamente em voz, mas agora digital. 

 

Entretanto, para que essa tecnologia funcione, é necessário que você conte com um aparelho específico, que se conecta à rede de computadores para receber dados, imagens e vozes. 


Um ótimo exemplo desse tipo de aparelho é o PABX IP, que possibilita a comunicação VoIP (Voice Over Internet Protocol, ou, em português, Voz por Protocolo de Internet), e opera como uma central telefônica, administrando o funcionamento dos aparelhos. 

 

Pode parecer complicado, mas quando você contrata esse serviço, o fornecedor faz todo esse trabalho e te entrega pronto para uso!

 

Lembrando que os aparelhos devem contar com microfones, placa de som, alto-falante e, claro, conexão com a internet, via cabo ou modem DSL. 

Telefonia IP x VoIP

 

Por também ser IP, a tecnologia da Telefonia IP é bem semelhante à do VoIP, mas existe diferença.

 

A sigla do VoIP, Voice Over Internet Protocol ou Voz por Protocolo de Internet, já deixa claro que ele também realiza a transmissão de voz digital. Mas então, qual é a diferença?

 

A diferença entre Telefonia IP e VoIP é que um necessita do aparelho físico específico e o outro requer a instalação de um software, respectivamente. 

 

Ou seja, o funcionamento das duas ferramentas é exatamente igual, ambas transformam sinais de voz em digital, a única diferença é o equipamento que faz a transmissão desses dados. 

Quais recursos necessários para investir na Telefonia IP?


Sua empresa pode começar a investir na Telefonia IP agora mesmo! Os recursos necessários são simples, você precisa ter o aparelho específico responsável pela conversão do sinal analógico de voz em digital. Um ótimo aparelho que cumpre essa função, como já citamos acima, é o PABX IP.

 

Além disso, é importante que você tenha um ótimo serviço de internet, pois uma vez que seus ramais estarão em sinais de rede, se a internet cair ou oscilar, você ficará sem ramal. 

 

Também são necessários os itens básicos para uso do aparelho, como: fones de ouvido, microfones, alto-falantes, entre outros. 

 

Uma vantagem da Telefonia IP sobre o VoIP é que o aparelho adquirido conta com o suporte da fornecedora.

Quais as vantagens de investir nessa tecnologia?

 

Assim como qualquer serviço, a tecnologia Telefonia IP tem vantagens e desvantagens. Entretanto, podemos dizer que as vantagens se sobressaem, tornando-a uma das melhores opções para as empresas. Quais são as vantagens de investir em Telefonia IP?

Flexibilidade

 

O serviço da Telefonia IP, por contar com o sinal em rede, permite comunicação 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, em qualquer lugar que você estiver. Ou seja, dentro ou fora da empresa, independente do horário, os funcionários podem receber e realizar chamadas.

 

O aparelho de telefone utilizado para realizar as chamadas pode ser carregado e instalado onde você desejar, mas é claro que, para isso funcionar, você precisa ter uma boa conexão com a internet.


Essa vantagem é ótima para empresas que trabalham com Home Office, empresas que têm filial ou mesmo que pretendem trocar de localização futuramente.  

Redução de custos

 

Já que funciona via internet, a Telefonia IP não exige contratos com operadoras de telefonia, que cobram mais caro por chamadas de longa distância, interurbanas, internacionais ou chamadas mais longas.

 

Ligações entre aparelhos que possuem a tecnologia IP são totalmente gratuitas, o que torna a comunicação interna menos custosa e praticável.

 

Além disso, os custos com instalação e manutenção são baixos.

Versatilidade

 

A tecnologia da Telefonia IP permite que você faça chamadas para diversos tipos de aparelhos, diferente do modelo tradicional, que limita os aparelhos comuns. 

 

Com o modelo IP, você pode ligar para aparelhos fixos, tablets, celulares, computadores, notebooks, e qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet. 

 

A partir disso, você pode ter acesso às atividades da empresa mesmo se estiver viajando ou trabalhando de casa, por exemplo. Pode participar de reuniões normalmente, de onde estiver. 

O que a lei diz sobre a Telefonia IP?

 

Aqui no Brasil, a instituição que regulamenta o setor de telecomunicações é a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Entretanto, ainda não há nenhuma regulamentação específica para Telefonia IP ou VoIP.

 

A Anatel interpreta que existem duas categorias diferentes para a Telefonia IP: SVA (Serviço de Valor Adicionado) e de Telecomunicações.

 

A única exigência que a entidade faz é que para um dispositivo que utiliza a tecnologia IP realizar uma ligação para um telefone tradicional, ele precisa ter uma licença Serviço de Comunicação Multimídia (SCM).

 

A tecnologia Telefonia IP é uma das melhores opções para você que quer otimizar a comunicação e atendimento da sua empresa, aumentar a produtividade da sua equipe e ter mais flexibilidade na comunicação e tudo isso com baixo custo. 

 

É importante pesquisar e analisar bem as empresas que fornecem a tecnologia antes de, de fato, contratar uma. 


Ter uma fornecedora que te dê suporte e um serviço de qualidade é essencial para a eficácia da tecnologia.




Posts Relacionados

Número 0800: O que é e quais as vantagens?

A Discagem Direta Gratuita (DDG), mais conhecida como 0800, é muito popular aqui no Brasil. Esse serviço possibilita...Saiba Mais

O que é ramal de empresa?

Uma telefonia eficiente deve ser o ponto forte de qualquer negócio. Para isso, empresas oferecem possibilidades de...Saiba Mais

Impacto Automação © Todos os direitos reservados