Gestão financeira de pequenas empresas
Todo mundo sabe: uma boa gestão financeira faz toda a diferença para qualquer negócio. O controle das finanças mantém a empresa viva, pois gere as ações que envolvem investimentos, despesas, lucros e resultados, objetivando, claro, maximizá-los.
O grande desafio principalmente das pequenas empresas é que geralmente o empreendedor do negócio não tem muito conhecimento da área financeira.
Assim, apesar de dominar a área técnica e ter na mão a área de atuação da empresa, ele erra ao fazer a gestão financeira e todas as previsões de como gerir o dinheiro.
Nesses casos, é de suma importância o empresário ou delegar o gerenciamento financeiro para um departamento à parte ou até mesmo para uma empresa terceirizada, ou, pelo menos, passar a entender melhor da área, especialmente no que se refere ao fluxo de caixa.
O básico é controlar entradas e saídas de dinheiro do caixa, contabilizar o estoque, acompanhar os pagamentos e recebimentos da empresa, saber quais são as despesas fixas, verificar se o negócio está dando lucro ou prejuízo, calcular corretamente os custos de produção e venda, administrar corretamente o capital de giro, fazer fundos de reserva e saber até quanto pode gastar com a folha de pagamento.
No caso de a empresa optar por contratar uma outra, terceirizada, para cuidar de sua área financeira, é fundamental saber escolher bem essa empresa, acompanhar todas as suas ações, solicitar informações para a tomada de decisões e ter com ela uma relação muito transparente.
Muitas pesquisas e estudos já apontaram que a mortalidade precoce de empresas não se relaciona ao fornecimento de um produto ou serviço sem qualidade, mas, principalmente, à má gestão financeira.
Por isso, bater na tecla do fluxo de caixa é tão importante. Ele é um ponto vital do controle financeiro de um negócio, que, se bem realizado, torna o desempenho muito superior.
Softwares, aplicativos e outras ferramentas também podem ajudar no planejamento financeiro. Mas o mais importante é saber fazer (ou fazer junto com seu gestor financeiro ou empresa terceirizada) diagnósticos para saber a situação atual da empresa, identificar necessidades e a prioridade de cada uma delas, estabelecer metas, criar projeções e cenários e ter um caixa para gastos emergenciais.
Lembre-se principalmente de que, para ter bons resultados, é necessário não apenas bons produtos ou serviços, mas excelente gerenciamento das finanças. Só assim há crescimento de forma saudável e prosperidade nos negócios.
Posts Relacionados
Cancelas automáticas para controlar entrada e saída de veículos
Shoppings, supermercados, centros comerciais, condomínios. Em todos os estabelecimentos com estacionamento, é...Saiba Mais
Catracas eletrônicas: segurança e organização do fluxo de pessoas
Segurança e gestão de entradas e saídas. Essas são as principais vantagens da implementação de catracas de...Saiba Mais