Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home1/ponto240/impactoautomacao.com.br/includes/geolocation.php on line 124
 6 dúvidas frequentes sobre o ponto móvel | Impacto Automação

6 dúvidas frequentes sobre o ponto móvel

> Gestão de Pessoas > Blog > Início

6 dúvidas frequentes sobre o ponto móvel

Com o surgimento do novo Coronavírus e do isolamento social, muitas empresas adotaram o home office como opção de trabalho, de modo a cumprir as regras da OMS e prezar pela saúde dos funcionários.
 
Portanto, por ser um novo formato e as empresas estarem se reinventando para se adaptar, surgem algumas dúvidas e uma das principais é: como controlar a jornada de trabalho dos colaboradores?
 
Se você compartilha dessa mesma dúvida, continue a leitura para entender como funciona esse registro da carga horária, seus benefícios, regras e muito mais. 

O que é um Ponto Móvel?

 
Como o nome já diz, o ponto móvel é um sistema de registro de ponto que não precisa ser instalado em um local específico ou fixo, ou seja, pode ser instalado em aparelhos alternativos. 
 
Essa é uma das tecnologias mais recentes para o controle da jornada de trabalho dos colaboradores. Seu funcionamento é através de um software baseado no armazenamento em nuvem que é instalado em celulares, tablets ou computadores.
 
Por ser mais prático e rápido, o sistema de ponto móvel torna o processo muito menos burocrático tanto para as empresas quanto para os colaboradores. 

Portaria 373: lei dos sistemas alternativos

 
Com muitas empresas adotando o home office e consequentemente tendo um grande aumento no uso do ponto móvel, foi publicada uma lei a fim de regulamentar esse sistema.
 
A Portaria 373, também conhecida como lei dos sistemas alternativos, foi publicada em 2011 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A partir daí, algumas regras passaram a ser seguidas para a instauração do ponto alternativo, que é o caso do ponto online
 
Confira abaixo algumas ações que a sua empresa deve seguir para estar de acordo com a lei da Portaria 373:
 
  • Não poderá restringir os colaboradores de realizar a marcação de horas;
  • O sistema deve mostrar a identificação tanto da empresa quanto do funcionário;
  • É proibido utilizar outros sistemas para automatizar o registro de ponto;
  • Não se deve exigir autorização prévia para o registro em casos de horas extras
  • Fazer alterações na marcação feita pelos funcionários é totalmente proibido.
 
Ainda tem dúvidas sobre o ponto móvel? Pode ficar tranquilo! A seguir abordaremos as principais, para que a sua empresa aprenda de vez tudo sobre o processo.

6 principais dúvidas sobre o ponto móvel

 
Apesar de estar sendo utilizado em várias empresas, o ponto móvel é um sistema novo que ainda está sendo descoberto, logo, muitas pessoas têm dúvidas quanto ao funcionamento, leis, entre outras.
 
Sabendo dessas curiosidades, separamos as seis principais para você. Confira!
 
Quais são as formas de registro do ponto móvel?
O ponto móvel tem diversas formas de registro, sendo elas dispositivos com acesso à internet. Os mais utilizados são: tablets, smartphones, computadores e até mesmo ligações telefônicas. Acredita?!
 
Quanto a isso sua empresa pode ficar tranquila, são muitas as opções disponíveis. 
 
Como é feito o tratamento de ponto dos funcionários?
É muito simples! O sistema de ponto móvel facilita e muito o tratamento de ponto. No próprio software, sem precisar fazer qualquer solicitação, as informações já aparecem - tudo isso em tempo real. 
 
Por ter uma usabilidade simples de entender, cada pessoa tem acesso e pode gerir sua própria carga de trabalho, o que otimiza todo o processo.
 
Ah! E outra grande vantagem que facilita a vida do trabalhador é que o sistema não precisa estar instalado em nenhum local, seja físico ou em nuvem, por aplicativos. Basta realizar o acesso online.
 
O ponto móvel só é viável para empresas que funcionam em regime remoto?
Não! O sistema pode ser utilizado por qualquer empresa, independentemente do tamanho e do regime utilizado. Todos os benefícios oferecidos são válidos também para as jornadas presenciais. 
 
Pela lei, o uso dessa ferramenta pode ser feito por qualquer segmento?
Sim. Entretanto, é necessário que haja um acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho para autorizar o processo. 
 
Mas fique atento ao escolher o sistema a ser utilizado. Ele deve seguir as regras da Portaria 373, citada um pouco acima, e a 1510, que fala sobre as exigências dos sistemas de pontos eletrônicos. 
 
O ponto móvel é totalmente seguro?
Não precisa se preocupar com isso. Nesta solução, todas as informações são salvas no armazenamento em nuvem, o que é uma grande vantagem para as empresas. 
 
Além disso, garante maior confiança ao colaborador, uma vez que é proibido fazer alterações nos registros realizados.
 
É importante lembrar que o ponto móvel é totalmente permitido, basta seguir as orientações trabalhistas. 
 
O ponto móvel é muito caro?
 
Por ser uma opção mais tecnológica, moderna e com tantos benefícios, muita gente acha que é a opção mais custosa do mercado. Pelo contrário, seu custo benefício pode até mesmo reduzir os gastos da sua organização. 
 
Como o ponto móvel é um software que pode ser instalado em qualquer dispositivo com acesso à internet e não necessariamente em um equipamento fixo na empresa, você economiza com instalação, manutenção e/ou configuração.

Mais economia com o Ponto Móvel

 
Ao utilizar sistemas de controle de ponto antigos, como planilhas manuais, as chances de terem erros e fraudes ao realizar a gestão da jornada são muito maiores. 
 
Contudo, é mais provável que a sua empresa tenha problemas jurídicos, podendo acarretar prejuízos enormes. 
 
O ponto móvel também evita que sua empresa tenha gastos com quantidade desnecessária de funcionários. O sistema de ponto alternativo otimiza e automatiza ações antes realizadas por mãos humanas, ou seja, haviam funcionários contratados apenas para aquela função. 
 
Além disso, evita que os times de Recursos Humanos e Gestão Pessoal fiquem sobrecarregados com fechamento da folha de ponto, por exemplo, e fiquem mais produtivos. 

Mais praticidade e flexibilidade

 
Como citado no decorrer do conteúdo, o ponto móvel permite que o ponto seja registrado através de qualquer dispositivo com acesso à internet. Assim, os colaboradores podem marcar ponto onde estiverem e quando quiserem, não é necessário estar na empresa para isso.
 
Os gestores também se beneficiam, pois têm acesso a todos os registros de todos os funcionários em tempo real. Além disso, têm a possibilidade de emitir um relatório detalhado e personalizado sempre que quiserem.
 
Dessa forma, os funcionários têm mais flexibilidade na marcação do ponto e os gestores mais controle da sua equipe.
 
Como vimos ao longo do conteúdo, são vários os benefícios oferecidos pelo ponto móvel, sistema alternativo. Essa é uma das opções com melhor custo-benefício do mercado e pode ser a melhor opção para a sua empresa.
 
Caso tenha interesse no sistema, vale a pena conhecer o Ponto Secullum Web, um dos sistemas de registro de ponto online mais utilizados do mercado. 
 
Aqui você pode fazer o teste por 40 dias e conferir na prática como ele ajudará a melhorar o processo da gestão do ponto de seus colaboradores.
 

 

Posts Relacionados

Cálculo de Rescisão: Entenda como fazer corretamente

Muitas dúvidas podem surgir no momento de calcular uma rescisão de trabalho, pois apesar de rotineira, é uma das...Saiba Mais

Como calcular DSR

O descanso semanal remunerado, ou simplesmente DSR, é direito do empregado no regime CLT previsto na Constituição...Saiba Mais

Impacto Automação © Todos os direitos reservados