Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home1/ponto240/impactoautomacao.com.br/includes/geolocation.php on line 124
 Tipos de recrutamento | Impacto Automação

Tipos de recrutamento

> Gestão de Pessoas > Blog > Início

Tipos de recrutamento

Todo processo de renovação de equipe ou mesmo de formação de uma nova, seja ele, para um novo projeto ou para ajustar as demandas da empresa, passa pela etapa do recrutamento.


Recrutar significa a ação de convocar para o preenchimento de uma vaga o pessoal que atenda aquele determinado perfil, é selecionar dentre diversos candidatos o mais qualificado para executar uma rotina de trabalho.


Existem diversos tipos de recrutamento, e conhecendo cada um deles, o Recursos Humanos deve definir qual será o mais eficiente para escolher o candidato que melhor se adequa a função pretendida:

Recrutamento Interno:


No recrutamento interno a seleção acontece com os próprios funcionários, a vaga é anunciada somente de forma interna, e tem alguns benefícios como:


Um menor tempo de seleção, pois, elimina os processos de entrevista;


Um custo reduzido com contratação e treinamentos;


Uma adaptação eficaz, pois, a rotina da empresa já é conhecida pelo empregado, tornando o processo de adaptação mais rápido e produtivo;


As empresas utilizam alguns tipos de recrutamento interno, sendo alguns deles:


Do temporário para o permanente, ocorre quando um funcionário que tem o seu contrato de trabalho de forma temporária, passa pelo processo seletivo e é recrutado para ocupar um cargo permanente, da mesma forma podemos citar um estagiário, que após o período da bolsa é contratado de forma efetiva;


Através da promoção, que normalmente surge dentro de um determinado departamento, na promoção, o funcionário passa a ocupar um cargo superior, subindo um nível na hierarquia ocupacional da empresa, pode ser definido pelo reconhecimento dos coordenadores de equipe ou através dos planos de cargos e salários;


Na abertura de vagas, quando a empresa abre uma vaga e comunica internamente, por meio do quadro de avisos, e-mails ou outra forma de comunicação interna, nessa modalidade os funcionários de diferentes setores concorrem entre si à vaga anunciada;


Transferência, acontece quando o funcionário é remanejado para um outro setor ou localidade para assumir um outro cargo específico.


O recrutamento interno é um grande aliado das empresas, pois, garimpa talentos e estimula os funcionários a se desenvolverem em busca do crescimento constante, tendo como garantia o reconhecimento do trabalho prestado.

Recrutamento Externo:


É um dos mais comuns tipos de recrutamento, normalmente as vagas são anunciadas em sites especializados em anúncios de emprego. 

 

Através das redes sociais ou cartazes fixados nas próprias empresas, e ao receber os currículos dos candidatos, o setor responsável faz uma seleção prévia, convocando para a entrevista de emprego somente os candidatos com os melhores componentes curriculares e mesmo que estes não se enquadrem em todos os pré requisitos exigidos para a vaga. 

 

Automaticamente passam a integrar o banco de talentos da empresa, podendo ser chamado a qualquer momento, devido ao surgimento de uma nova vaga.


A seleção é feita de forma presencial e cada empresa tem um organograma específico para a melhor realização da seleção, seja ela, por meio de provas, dinâmicas, entrevistas ou pela junção de alguns fatores, muitas empresas possuem em seu setor de RH, um gestor especializado em recrutamento e seleção, que guiará os candidatos no processo seletivo e passado por todo esse processo, a admissão se concretiza.


Um dos grandes benefícios do recrutamento externo, é que com um bom processo de seleção, a empresa terá novos talentos, novas ideias e estará sempre renovando seus líderes, essa renovação conecta a empresa a realidade do mercado, afinal seus funcionários se qualificam para conseguir essa vaga.

Recrutamento Misto:


O recrutamento misto surge quando o RH decide por abrir uma vaga tanto para os que já são funcionários, quanto para aquelas pessoas que estão em busca uma vaga no mercado de trabalho, essa condição torna o processo seletivo mais competitivo e com grande possibilidade de recrutar grandes talentos, afinal ele tem grande abrangência.


Em contrapartida, um ponto que deve ser de grande atenção ao setor de Recursos Humanos é o da igualdade para todos os candidatos, o setor responsável deve ter todo o cuidado para que os candidatos internos não tenham nenhum tipo de vantagem, o que torna o processo um pouco mais demorado, todas as etapas devem ser transparentes e sigilosas, normalmente é um pouco demorado por conter muitas etapas.

Recrutamento online:


A tecnologia se tornou uma grande aliada no processo de seleção e recrutamento, o recrutamento online pode ser utilizado em qualquer um dos tipos de recrutamento já citados aqui, seu diferencial é que normalmente é totalmente automatizado nas primeiras etapas da seleção.


Atualmente existem diversos recursos especializados em seleção, que filtram os currículos por palavra-chave ou outro parâmetro definido pela empresa, é de grande ajuda ao setor responsável, pois, automatiza algumas etapas da seleção e até mesmo as primeiras entrevistas já são feitas de forma online, esse processo dá agilidade e fluidez no momento da contratação.


Muitas empresas ainda relutam contra o recrutamento online por sentirem falta do contato físico, por não poder sentir presencialmente as expectativas em relação à vaga pretendida.

Recrutamento por Indicação:


Muito conhecido pelas empresas, e por vezes muito utilizado, o recrutamento por indicação, tem como ponto inicial a indicação de pessoas conhecidas dos próprios funcionários, esse tipo de recrutamento tem bastante adesão das empresas, por trazer ao empregador uma confiança no momento da contratação.


Mesmo que o candidato nunca tenha prestado serviço para a empresa, as indicações de quem já conhece seu trabalho, garante uma boa contratação, é um processo de seleção rápido, pois normalmente a entrevista já é a etapa final da seleção.


O setor de Recursos Humanos deve avaliar qual será o melhor processo para a empresa, essa decisão deve passar pela etapa de entender qual o perfil da empresa no ato da contratação, observar os processos seletivos já realizados, relacionar os pontos assertivos e falhos anteriormente e assim definir qual será o sistema adotado para aquele determinado processo. 


Não é obrigatório ter somente uma forma de seleção, o tipo de recrutamento pode estar diretamente relacionado a vaga que estará sendo anunciada, uma seleção e sucesso traz resultados positivos para a empresa, reconhece os líderes e talentos que estarão à disposição da empresa colaborando para alcançar as metas estabelecidas.



Posts Relacionados

Cálculo de Rescisão: Entenda como fazer corretamente

Muitas dúvidas podem surgir no momento de calcular uma rescisão de trabalho, pois apesar de rotineira, é uma das...Saiba Mais

Relógio de ponto homologado ainda é obrigatório?

Depois que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a Portaria 1510 em 2009, também conhecida como Lei do...Saiba Mais

Impacto Automação © Todos os direitos reservados