Telefonia Analógica x Digital: qual a diferença?
O PABX, do termo Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), é uma tecnologia que chegou para revolucionar a área de atendimento e comunicação das empresas.
Essa tecnologia funciona como uma central telefônica: é conectada diretamente à uma operadora (com uma ou mais linhas) assim como os telefones tradicionais, mas o seu diferencial é que permite uma conexão direta com linhas internas através de ramais.
Dessa forma, quando a empresa recebe uma chamada, o próprio PABX a direciona automaticamente (sob configuração) para o ramal escolhido, sem necessidade de intervenção humana.
Além disso, permite que sejam realizadas chamadas entre ramais internos (entre setores), transferência de chamadas entre ramais, gravações, bloqueios, entre outras funções de acordo com a versão adquirida.
Desde a sua criação até os dias atuais, as centrais telefônicas foram se desenvolvendo junto à tecnologia e ganhando cada vez mais funções que levam mais vantagens às empresas.
O crescimento do VoIP permitiu uma enorme transformação na forma de comunicação das empresas com os clientes, fornecedores e até mesmo entre setores internos.
Entretanto, muitos gestores ainda ficam na dúvida da diferença entre a telefonia analógica para a digital e se vale a pena realizar essa migração. Se você também tem essas dúvidas esse artigo é para você!
Telefonia analógica
A telefonia analógica, também conhecida como PABX físico, tradicional ou analógico, foi uma das primeiras versões a serem criadas e por esse motivo tem as funções mais limitadas do que as demais, é mais rudimentar.
Apesar de ser uma versão antiga, muitas empresas (geralmente as mais tradicionais) ainda optam por ela, na maioria das vezes por seu baixo custo de investimento e por receio de investir em uma central telefônica digital.
Entre as funções que a telefonia analógica oferece, estão:
Controle de chamadas;
Bloqueio de ligações a cobrar;
Transferência de chamadas;
Conexão com ramais sem fio;
Chamada em espera;
Essas funções, apesar de limitadas, atendem as necessidades das empresas. Porém, se colocá-las na ponta do lápis frente às desvantagens, não vale tanto a pena.
Embora o custo seja mais baixo que o do digital, ainda é um custo alto referente aos benefícios limitados que são oferecidos.
Além disso, por ser uma versão mais antiga e cada vez menos utilizada, não se encontram mais peças novas para manutenção e reparo do equipamento.
Telefonia Digital
Com o crescimento do VoIP, a telefonia analógica se modernizou e surgiu a telefonia digital. VoIP significa Voz por IP, ou seja, permite que o sinal analógico de voz seja enviado através do Protocolo de Internet dos aparelhos.
Isso significa que qualquer aparelho com conexão à internet pode ser utilizado como ramal, independente do local onde o operador está e quando está realizando/recebendo a chamada.
Essa função oferece muito mais flexibilidade e gera mais produtividade, além de, por essa versão ser baseada na tecnologia VoIP e funcionar através da internet, oferece uma qualidade de chamada muito maior que a analógica, sem ruídos e interferências.
A versão da telefonia digital oferece tudo que a analógica oferece, mas existem alguns diferenciais que a tornam uma opção melhor.
Ela oferece mais recursos que a telefonia analógica, além de serem mais modernos. As características que o pabx digital oferece são:
Todas as oferecidas pelo analógico, mais
Discagem Direta de Ramais
Facilidade de configuração de sistemas
Seleção automática de linhas
VoIP
Entroncamento digital
Ramal econômico
Identificador de chamadas, entre outros.
Apesar de ter um custo maior que o da telefonia analógica,o custo-benefício da digital é bem maior, já que disponibiliza recursos mais modernos e permite que o atendimento seja realizado com maior qualidade.
Vale a pena investir em telefonia analógica hoje?
A telefonia analógica foi por muito tempo a melhor opção para quem deseja transformar o atendimento da sua empresa, pois trazia ferramentas inovadoras e modernas para a época, quando ainda era necessária a intervenção humana para realizar o direcionamento das chamadas para os ramais.
Com a evolução tecnológica e o crescimento da internet surgiu o VoIP, ferramenta responsável pela transformação do PABX.
A partir da junção da central telefônica com o VoIP, o atendimento das empresas se tornou uma função muito mais organizada, ágil e fácil e com menos dores de cabeça.
Conclusão
Sabendo disso, podemos concluir que investir em uma central de telefonia analógica atualmente não é a melhor opção.
Hoje existem diversas outras versões que oferecem recursos mais avançados, menos dores de cabeça e mais comodidade por pouca diferença de custo.
É importante lembrar da importância de contratar o sistema com um fornecedor confiável.
Para isso, pesquise, avalie, converse, pergunte, teste, até que tenha certeza que terá um software de qualidade com suporte 24h/7.
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