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 PABX: O que é e como funciona? | Impacto Automação

PABX: O que é e como funciona?

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PABX: O que é e como funciona?

Já se perguntou como transferir uma ligação de um setor para outro? ou como gravam todas as ligações? Isso tudo se dá através do sistema PABX, uma das tecnologias essenciais e funcionais para qualquer empresa atualmente.


Embora não seja nenhuma novidade, o PABX continua evoluindo a cada dia e agregando valor às pequenas e grandes empresas que optam por ele. 

 

Atualmente, esse sistema possui versões integradas com as mais avançadas tecnologias, como o cloud computing (computação em nuvem). 

 

Mesmo assim, ainda existem pessoas que desconhecem o que é o que é capaz de fazer. Nesse artigo detalharemos os aspectos dessa ferramenta. Confira!

O PABX é uma central de telefones?


A resposta é sim! A sigla PABX significa Private Automatic Branch Exchange e, traduzindo, "Troca Automática de Ramais Privados”. 

 

Esse sistema funciona como uma central de telefones, e a partir dele é possível distribuir as chamadas aos demais ramais pelos aparelhos de telefonia da empresa

Como funciona o sistema de PABX?


A proposta do PABX é integrar diversos departamentos de uma empresa e atuar diretamente na fluidez da comunicação. Na prática, é necessário ter uma linha telefônica, que é conectada a uma central, que divide essa mesma linha em vários ramais para serem utilizados na empresa.

Quais os tipos de PABX?

PABX Analógico


Este é o modelo mais antigo de PABX. Precisa de uma estrutura própria com cabos, fios e terminais dentro da empresa, além de uma equipe técnica própria para realizar as manutenções e reparos específicos no sistema. 

 

As linhas telefônicas que o sistema analógico recebe são linhas convencionais, ou seja, de operadoras tradicionais de telefonia. Para este modelo, as manutenções devem ser mais recorrentes, pois não há um sistema substituto caso ele pare de funcionar. 


Além disso, a rede precisa ser constantemente monitorada para reparos preventivos, evitando que a comunicação da empresa fique deficiente.


É um sistema de com recursos básicos, como realização de chamadas e transferências entre ramais. Não possui muitas funcionalidades avançadas, por não comportar o uso de ferramentas tecnológicas e, por isso, é um sistema engessado e obsoleto.

PABX Digital


Esta versão reúne equipamentos físicos do sistema analógico com a tecnologia digital. Nele, linhas digitais (fornecidas somente por algumas operadoras de telefonia) e analógicas podem ser conectadas e ramificadas para a empresa. Por ser digital e comportar um novo tipo de tecnologia, consegue agregar um número maior de ramais para atendimento.

PABX IP


Trata-se de uma tecnologia mais moderna e avançada. Utiliza o sistema de VoIP – Voz sobre IP, e permite a utilização de dispositivos eletrônicos em conjunto com o sistema principal. 

 

Esse modelo pode ser conectado a telefones com entrada IP, computadores, tablets e smartphones. Possibilitando ligações dentro da mesma rede de telefonia.


Uma das principais características do PABX IP é que a sua instalação é simples e barata. O sistema inteiro funciona em um software instalado no computador ou outro dispositivo de uso dos colaboradores.


Essa mobilidade que o PABX IP é essencial para os dias de hoje. Possibilitando atendimentos externos, trabalhos em home office, entre outros. 

 

A flexibilidade do PABX IP permite que as equipes sejam mais produtivas, podendo executar suas funções mesmo fora da empresa.

Minha empresa precisa de um PABX?


Depende! É verdade, como qualquer outro recurso é necessária uma análise para saber se a sua empresa de fato precisa de um PABX ou não.


Com o crescimento e a facilidade da abertura de um MEI (Microempresa Individual), existem muitos empreendedores trabalhando sozinhos, com apenas um telefone fixo ou um celular. Nesse caso, será que é essencial uma central telefônica no momento? É possível que não seja a hora.


No entanto, se você possui mais de uma pessoa trabalhando na empresa, a resposta é sim. Neste cenário, um sistema de telefonia irá tornar sua comunicação mais profissional e eficiente, seja com clientes ou entre os funcionários.


Com a distribuição de ramais e recursos avançados de gerenciamento, é possível melhorar o atendimento e ser mais assertivo até mesmo em atividades que ajudem a aumentar as vendas, como por exemplo; fazer cold calling para prospecção de clientes por telefone.

Como escolher um sistema de PABX e evitar problemas?


Após entender sobre e ter analisado se sua empresa está na hora de adquirir um sistema um sistema de PABX, agora precisa entender o que buscar na hora de pesquisar a respeito de cada solução.

Dicas na hora de escolher planos de PABX


Comece buscando por opções de operadoras que atendem sua região. Seja para portabilidade ou novo número, é necessário saber se sua operadora terá cobertura na cidade e estado que você precisa.

Fique atento aos planos de minutos


Precisa de ligações fora do estado? Ligações internacionais?

As ligações são ilimitadas? Posso ligar para móvel e fixo?


Essas são perguntas importantes a serem feitas para quem busca segurança na hora de fechar um plano. Porque existem várias ofertas “fantasiosas” onde as condições parecem incríveis, mas sempre existem as “surpresas” no boleto no fim do mês.

E quanto a marca?


Bem, sabemos que a marca nem sempre é sinônimo de qualidade, mas soluções de fabricantes consolidados tendem a diminuir o risco de futuros problemas. Então verifique as marcas que suas operadoras ofertam. Por exemplo: Centrais telefônicas da Intelbras são ótimas opções.

Pense no investimento inicial e futuro


PABX físicos tendem a ter alto investimento inicial e manutenções de alto custo. Atualmente o melhor custo x benefício que se pode encontrar no mercado é o PABX virtual ou PABX IP. Onde não é necessário muito recurso físico e é possível encontrar empresas que não cobram a implantação.


Também não requer nenhuma estrutura física específica como; lugares arejados, servidores etc. Funcionam em qualquer computador com acesso a internet e a maior parte do sistema fica alocado na nuvem.


Mesmo com todas as informações, é comum que ainda haja dúvidas a respeito do assunto, por isso é importante contar sempre com a ajuda e experiência de um profissional. 

 

A Impacto Automação tem consultores especializados que podem te orientar em qual sistema é o ideal para sua empresa hoje, vamos conversar?







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