PABX Online: as 10 maiores vantagens
Se você tem uma empresa e deseja ter uma comunicação de qualidade, tanto interna quanto externa, investir em um sistema PABX pode ser a melhor opção. Com ele você garante uma comunicação de qualidade com baixo custo.
Desde a sua criação, o PABX passou por diversas atualizações e modernizações, acompanhando a evolução tecnológica, até chegar à versão mais sofisticada que temos hoje: o PABX Online.
Tenho certeza que você conhece ou pelo menos já ouviu falar do PABX Online, se não, vamos te apresentar agora e pontuar as 10 maiores vantagens de investir nesse sistema.
Porém, antes de entender o que é o PABX Online e as suas funcionalidades, é importante saber o que significa o PABX em si.
O que é PABX?
PABX, sigla do inglês Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), é um equipamento/sistema muito utilizado por empresas e tem como função principal ligar ambientes por linhas telefônicas e ramais.
Esse sistema é basicamente uma central telefônica, ele se conecta a uma linha telefônica convencional e faz uma conexão direta com outras linhas internas, com ou sem fio, por meio de ramais.
A tecnologia surgiu em 1960, na época, ainda muito rudimentar, era necessário mãos humanas em diversos processos da chamada. Muitas empresas alugavam várias linhas telefônicas e contratavam operadores para direcionar as chamadas para os ramais dos setores desejados.
Com o avanço da tecnologia, foi diminuindo cada vez mais a necessidade de haver mãos humanas nesse processo. Hoje o PABX já conta com versões totalmente digitais, nas quais todos os processos são automáticos. Um exemplo de versão automática é o PABX Online.
O que é PABX Online?
O PABX Online, também conhecido como PABX Virtual, é a versão mais moderna, atualizada e sofisticada desse sistema. Ele une todos os recursos dos PABX anteriores com a implementação da nuvem.
Uma das maiores vantagens do PABX Online é que ele não necessita de uma central telefônica física dentro da empresa para funcionar, todos os processos são realizados de forma virtual.
Os únicos recursos necessários para que o PABX Online funcione da melhor forma são: uma boa conexão com a internet, um dispositivo conectado à internet e o software instalado no dispositivo.
Isso significa que está dispensado todo o custo gerado pelo aparelho físico, como instalação, manutenção, atualizações, visitas técnicas especializadas, entre outros gastos que antes eram necessários.
10 vantagens do PABX Online
O PABX Online é uma das melhores opções e uma das mais indicadas para empresas de pequeno, médio e grande porte. Ele oferece diversos benefícios e o melhor, por um custo extremamente baixo.
Para te ajudar a identificar esses inúmeros benefícios de investir em um sistema de PABX Online, vamos listar 10 deles:
1. Economia
O PABX Online, por ser totalmente virtual, dispensa custos com centrais telefônicas físicas, servidores, placas de ramais, placas de linhas, quadro de distribuição de linhas. Além disso, por não ter esses equipamentos físicos, não corre o risco de ter gasto com manutenção de possíveis peças quebradas.
Caso o PABX Online dê algum problema, o que é muito raro, todo reparo e manutenção é realizado prontamente e remotamente, ou seja, não é necessário deslocamento ou visita técnica na empresa.
2. Disponibilidade
O PABX Online está sempre disponível e funcionando, uma vez que é armazenado em nuvem. Mesmo que caia energia, haja rompimento de cabos, aparelhos queimados ou estragados, entre outros imprevistos que podem acontecer, seu sistema estará funcionando perfeitamente.
3. Performance
Por ser 100% em nuvem, o PABX Online não depende totalmente de uma boa conexão, processamento e memória para que funcione perfeitamente.
Quando falamos sobre sistemas locais, é necessário que haja todo um investimento nesses pontos citados, que são dispensados no PABX Online por ser em nuvem.
4. Flexibilidade
Essa é uma das maiores vantagens do PABX Online e uma das mais procuradas. O sistema integrado à nuvem permite que os colaboradores tenham acesso ao software em qualquer lugar do mundo, quando quiserem, basta ter um dispositivo conectado à internet e com o softphone instalado.
Ou seja, com o softphone instalado nos seus dispositivos, a empresa não para.
5. Usabilidade
Os softwares utilizados no PABX Online têm, na maioria das vezes, uma linguagem e usabilidade simples, qualquer um consegue acessar e utilizar.
6. Mais espaço
Sabemos como é caro para comprar, alugar ou mesmo construir escritórios com metros quadrados suficientes, e não ter que ocupar parte desse espaço com uma central telefônica física já é um grande benefício.
Assim, você ganha mais espaço para utilizar seu escritório de forma mais organizada e produtiva.
7. Sem limites geográficos
O PABX Online é uma ótima opção para empresas que trabalham com home office, trabalho externo (viagens), ou que têm filiais em qualquer parte do mundo.
Por ser um sistema online 100% em nuvem, os colaboradores podem acessar de qualquer lugar que estiverem, seja no cômodo ao lado, cada um da sua casa ou um em cada país.
Além disso, não há custos adicionais por chamadas de longa distância ou interurbanas.
8. Agilidade
Todo processo fica mais simples, rápido e fácil, pois o sistema é completamente online e em nuvem, ou seja, está sempre disponível e funcionando.
Também não necessita de intervenção humana ou física, evitando atrasos, erros e dores de cabeça.
9. Mais dinamismo
Vivemos em uma época onde tudo é mutável o tempo todo, clientes mudam de plano, de sistema, de fornecedor; empresas mudam de endereço, de foco; funcionários mudam de cargo, são demitidos, promovidos; e toda essa dinâmica requer um sistema flexível, ágil e mutável, que acompanhe o ritmo.
Essa é a vantagem da solução em nuvem, pode mudar a empresa, o endereço, os funcionários, os cargos, o sistema estarão sempre disponíveis e operando. Vale lembrar que tudo isso é oferecido por um custo pequeno.
10. Crescimento
Sua empresa pode ter aumento ou diminuição de demanda, pode crescer ou diminuir de tamanho, pode ter mais ou menos funcionários, não é necessário ter gastos com acréscimo de ramais, linhas ou aparelhos telefônicos.
O PABX Online é indicado para que tipo de empresa?
Não importa o tamanho da sua empresa, pequena, média ou grande, não importa o ramo, o foco, a localização, ou qualquer outra característica. O PABX Online tem um excelente custo benefício e é uma ótima opção para qualquer tipo de empresa.
Posts Relacionados
Número 0800: O que é e quais as vantagens?
A Discagem Direta Gratuita (DDG), mais conhecida como 0800, é muito popular aqui no Brasil. Esse serviço possibilita...Saiba Mais
O que é ramal de empresa?
Uma telefonia eficiente deve ser o ponto forte de qualquer negócio. Para isso, empresas oferecem possibilidades de...Saiba Mais