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 PABX Virtual: quais as vantagens ? | Impacto Automação

PABX Virtual: quais as vantagens ?

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PABX Virtual: quais as vantagens ?

O primeiro PABX foi desenvolvido em 1960 por um grupo de advogados, mas ainda era necessário que um operador humano fizesse o direcionamento de cada chamada.

 

Era comum que as empresas tivessem seus próprios operadores na época, eles ficavam responsáveis pela distribuição manual das linhas compradas ou alugadas.

 

Com o passar do tempo, os serviços públicos começaram a utilizar o PABX automatizado, mas as empresas privadas tinham resistência por acharem uma tecnologia pouco confiável. 

 

A partir da década de 70, o PABX começou a se popularizar cada vez mais, pois os benefícios só cresciam. 

Mas você o que é um sistema PABX e como ele funciona?

O que é um sistema PABX?

 

PABX significa (Private Automatic Branch Exchange), se traduzirmos é algo como “troca de ramais privados”, e é exatamente o que ele faz.

 

Ele é uma central telefônica que se conecta diretamente à uma operadora de telefonia e distribui linhas, uma ou mais, por ramais. 

 

Sabe quando você liga para uma empresa e ouve uma mensagem dizendo “Tecle 1 para falar com setor financeiro, tecle 2 para falar com o comercial...”? Essa é a função do PABX. 


Você liga para uma linha e nessa mesma linha consegue falar com vários ramais.

 

Com essa tecnologia, sua empresa faz chamadas internas e externas com mais rapidez e eficiência, aumentando a produtividade da equipe e diminuindo as dores de cabeça. 

Tipos de PABX

 

Desde o surgimento do PABX em 1960 até os dias atuais, a tecnologia foi evoluindo e com ela, a central telefônica. As evoluções acrescentavam funções cada vez mais modernas e tecnológicas.

As versões de PABX que existem são:

PABX Analógico


Por ser o pioneiro, tem os recursos mais básicos e tem necessidade de constantes manutenções, e técnicos especializados. 

PABX Digital


a junção do analógico com o virtual. Tem uma capacidade maior de linhas e consequentemente de ramais também. A desvantagem é que também utiliza o equipamento físico, que necessita de manutenções e visitas técnicas.

PABX Virtual


É a evolução do PABX analógico e digital, não necessita de uma central física na empresa, já que as informações ficam na nuvem. 

Quais as vantagens de investir em um PABX Virtual?

Baixo investimento


É uma ótima opção para pequenas, médias e grandes empresas que querem uma comunicação eficiente e de baixo custo.

 

Como o PABX Virtual armazena os dados em nuvem, não é necessária a central física, e consequentemente você economiza com instalações e visitas técnicas. 

 

No analógico, as linhas telefônicas são localizadas em módulos e compradas à parte. Se por acaso você decidir adicionar mais uma linha e mais ramais à sua central, é necessário comprar um novo módulo e contratar um técnico para realizar a instalação.

 

Por outro lado, o PABX Virtual tem total flexibilidade para que você tenha quantas linhas e ramais desejar, por um valor fixo.

Mais transparência

 

Com o PABX Virtual você tem acesso às ações realizadas de todos os dispositivos da sua empresa, ou seja, tem acesso e relatórios das ligações efetuadas e informações sobre elas.

 

Assim, você consegue também ter o controle da produtividade da sua equipe.

Sem limites geográficos

 

Com os dados armazenados em nuvem, seus colaboradores podem acessar o sistema de onde estiverem, basta ter um dispositivo conectado à internet.

 

Essa funcionalidade é ótima para empresas que têm um modelo de trabalho mais flexível, com home office por exemplo, ou que têm filial. 

 

Independente de onde estiver, seja trabalhando de casa ou do outro lado do país, seus funcionários podem fazer o atendimento como se estivessem todos na empresa. 

 

O software pode ser utilizado através de computadores, notebooks, tablets e até smartphones.

Mais recursos

 

Para finalizar, o PABX Virtual oferece diversos recursos que tornam a comunicação da sua empresa, interna ou externa, mais eficaz e produtiva.

 

Alguns desses recursos são:

  • Ramais e grupos de ramais

  • URA

  • Gravação de chamadas

  • Ramal Web

  • DID/DDR

  • Desvio de chamada

  • Sala de conferência, entre outros

 

Ter uma boa comunicação interna torna sua equipe mais produtiva e, consequentemente, mais lucrativa; e mais eficiente, já que uma boa comunicação permite que o problema do cliente seja resolvido de forma ágil.



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