VOIP CELULAR: Como funciona e por que utilizar?
Existe um aumento de colaboradores em home office nos últimos 3 anos. E com a pandemia do COVID-19 esse público se tornou ainda maior, segundo as pesquisas recentes.
Essa modalidade de trabalho deixou de ser tendência e se tornou a maior realidade de muitas empresas em muitos países, inclusive o nosso.
A telefonia VOIP é a ferramenta certa para manter uma equipe conectada, até mesmo quando o trabalho é feito “de casa”.
Na velocidade em que o mundo muda e evolui hoje em dia, precisamos estar prontos para mudanças, e a comunicação tem um papel fundamental na rotina de qualquer empresa.
Se comunicar de forma ágil, inteligente e segura, se faz indispensável. E isso só é possível com uma tecnologia moderna que atenda às exigências corporativas.
Com isso, foi inevitável que a tecnologia VOIP tome conta do mercado atual das operadoras de telefonia.
Com a popularização da banda larga e da evolução da sua capacidade de transmitir dados em alta velocidade, cada vez mais pessoas estão utilizando a internet como meio de comunicação.
Nas empresas, essa realidade não seria diferente, e os sistemas tradicionais de telefonia estão sendo substituídos por soluções VoIP ou telefonia IP.
Mas, afinal o que é VOIP?
A sigla VOIP quer dizer VOICE OVER INTERNET PROTOCOL, em português, “Voz sobre Protocolo de Internet” ou “Voz sobre IP”.
Em resumo, VOIP é um sistema de telefonia que permite efetuar e receber chamadas através da internet, sem a necessidade de linhas fixas de telefone. Utilizando computadores, tablets, smartphones ou até telefones com entrada IP para essa ação.
Como utilizar o VOIP no meu celular?
A tecnologia VoIP transforma o sinal de áudio analógico, ou seja, a voz, em pacote de dados que possam ser transmitidos através da internet por meio de protocolos de IP, um conjunto de normas que permite que máquinas conectadas à internet “conversem” e troquem informações entre si.
Hoje em dia, o VOIP é bastante utilizado pelas pessoas de maneira geral. Chamadas de áudio e de vídeo em aplicativos como Skype, Whatsapp, Google Duo... só são possíveis por conta dessa tecnologia.
Ou seja - VOIP também é gratuito. Basta ter conexão com a internet e uma conta configurada em um aplicativo e pronto. Você se comunica com quem também utiliza esse mesmo aplicativo.
E o VOIP no celular leva as empresas para um outro patamar. Mas, nesse caso é necessário adquirir um plano VOIP para ter todas as vantagens que falaremos a seguir.
Quais as vantagens da telefonia VOIP no celular?
Mobilidade é a palavra-chave para o VOIP no celular. Essa tecnologia permite que empresas prestem um atendimento profissional a partir dos dispositivos móveis conectados à internet, seja por Wi-Fi ou por dados móveis.
Agilidade o atendimento se torna mais rápido, assegurando maior satisfação para o seu cliente. Isso facilita suas estratégias de marketing e torna mais eficiente sua abordagem aos consumidores.
Redução de custos contar com a tecnologia VOIP no seu celular implica a possibilidade de fazer ligações por meio da internet. Portanto, não há necessidade de contratar pacotes de telefonia com serviços que, muitas vezes, você não precisa ou não irá usar.
Integração por meio da tecnologia VOIP também é possível fazer integrações variadas, uma delas é a possibilidade de usar um número 0800 no celular para representar sua empresa.
Por essas e outras razões o VoIP no celular se torna mais que um simples recurso e pode ser considerado uma excelente estratégia de negócios em tempos de transformações digitais.
Comparativo da Telefonia Tradicional x Telefonia VOIP
Apesar de terem a mesma finalidade, existem inúmeras diferenças entre a telefonia tradicional e a telefonia VOIP, tanto em estrutura quanto em funcionamento.
Para tornar essas diferenças mais nítidas, elaboramos uma tabela comparativa com as principais diferenças entre essas duas tecnologias:
MITOS E VERDADES SOBRE O VOIP
Separamos alguns mitos e verdade sobre a qualidade das chamadas feitas via VOIP, para que você tenha mais conhecimento antes de contratar um plano VOIP para sua empresa.
1. Não se pode confiar na qualidade da ligação VOIP
Mito – Mas, baseado em uma verdade.
De fato, inicialmente, a telefonia VOIP realmente tinha uma qualidade bem duvidosa, para não dizer ruim mesmo. Porém, isso foi entre os anos 1990 e início de 2000.
Mais de 20 anos se passaram e hoje a realidade é totalmente diferente.
O problema não era com a qualidade da ligação VOIP, mas com a conexão da internet, que nem era banda larga naquela época.
Com o avanço da internet no Brasil, foi possível ter melhores conexões e aí sim a qualidade da ligação VOIP evoluiu junto. E hoje possui a mesma qualidade que uma ligação comum ou até melhor, em alguns casos.
2. É melhor contratar um serviço VOIP com a devida licença dos órgãos reguladores para garantir qualidade
Verdade – Como qualquer serviço, é importante prezar pela qualidade da prestadora. Se é uma prestadora confiável e regulamentada.
Aqui no país, o órgão com a maior competência para regular o setor de telecomunicações é a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
E existem várias licenças essenciais para que uma telefonia VOIP tenha a certificação de qualidade, com destaque para duas: A SCM (Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia) e a STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado).
É importante verificar se a sua prestadora é uma empresa licenciada pela ANATEL, assim poderá evitar problemas futuros.
3. Tanto faz utilizar VOIP pago ou VOIP gratuito
Mito – Por mais que seja bom e prático utilizarmos o VOIP gratuito em nossa vida pessoal (como a ligação pelo Whatsapp, por exemplo), a qualidade da ligação e o suporte técnico quando ocorrer alguma eventualidade fazem toda a diferença.
Além disso, o VOIP gratuito precisa que os dois usuários estejam utilizando o mesmo aplicativo e estejam online ao mesmo tempo, e para empresas, isso não pode ser um obstáculo.
Com o VOIP pago isso não acontece, pois você consegue fazer ligações para todos os dispositivos, incluindo telefones fixos. Não há necessidade do cliente ter o mesmo software que o da sua empresa, nem que esteja online para receber sua chamada.
4. A qualidade da ligação pode até ser boa, mas o custo é alto
Mito – Você sabia que o Brasil tem uma das ligações interurbanas mais caras do mundo? Isso porque existe pouca concorrência entre as empresas de grande porte, que monopolizam a maior parte do mercado consumidor.
Uma das maiores vantagens da tecnologia VOIP é exatamente o baixo custo das ligações. Isso porque não existe variação de custos e o preço fixado é o mesmo, independente do horário da ligação, da distância ou do dia da semana que a chamada está sendo feita.
Agora que você já conhece a tecnologia VOIP e suas vantagens, que tal fazer um checklist para saber se sua empresa precisa dessa funcionalidade hoje?
| | Possuo colaboradores que fazem trabalhos externos ou home office.
| | Quero garantir a mobilidade dos meus atendimentos.
| | Quero uma mensalidade fixa, com planos ilimitados
| | Gostaria de ter uma URA
| | Quero um número com DDD de outra cidade
| | Quero que meus colaboradores possam ligar todos ao mesmo tempo
| | Quero que apareça sempre o número da minha empresa para o meu cliente
| | Quero um plano sem fidelidade
| | Quero relatório das ligações para ter uma gestão de atendimento
| | Quero gravações de chamadas
| | Quero investir pouco inicialmente
Se você marcou um X em ao menos cinco das opções acima, definitivamente, sua empresa está precisando de um VOIP para alavancar o seu negócio! Chega de perder tempo com estrutura física, cabos e telefones ultrapassados! É hora de revolucionar e dar lugar ao novo. Alcançar novos horizontes! E a Impacto está aqui para te ajudar!
Posts Relacionados
Número 0800: O que é e quais as vantagens?
A Discagem Direta Gratuita (DDG), mais conhecida como 0800, é muito popular aqui no Brasil. Esse serviço possibilita...Saiba Mais
O que é ramal de empresa?
Uma telefonia eficiente deve ser o ponto forte de qualquer negócio. Para isso, empresas oferecem possibilidades de...Saiba Mais