Controle de ponto eletrônico: eficácia e segurança para o seu negócio
O Artigo 74, § 2 º da CLT, determina que, para estabelecimentos com mais de 20 funcionários, o controle de jornada de trabalho é obrigatório e pode ser feito por meio de equipamentos de controle de ponto eletrônico, manual ou mecânico.
Eles devem obedecer a aspectos técnicos estabelecidos por lei, como conter um relógio interno de tempo real que funcione até mesmo quando a energia acabar rapidamente, um mostrador com hora, minutos e segundos, um comprovante impresso em papel cujo conteúdo possa durar pelo menos cinco anos e uma memória de registro de ponto, para que os dados não se percam nem sofram alterações.
Para atender todas as exigências o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) exige que os equipamentos registradores de ponto eletrônico sejam homologados por eles e aprovados pelo INMETRO. Só os modelos com esses selos de autorização e certificação podem ser utilizados, você pode conferir a lista no site do Ministério do Trabalho.
Vale a pena utilizar um controle de ponto eletrônico?
Utilizar REP (Registrador Eletrônico de Ponto) de ponto traz inúmeras vantagens, tanto para o empregador quanto para o empregado, como o registro fiel dos horários de entrada e saída do trabalhador e a emissão de um comprovante para o funcionário a cada ponto batido.
O relógio de ponto eletrônico, por exemplo, é capaz de aferir exatamente as horas trabalhadas e as horas extras, evitando eventuais fraudes, troca de favores entre funcionários e outras preocupações. Todas as informações registradas são facilmente acessadas e tratadas em sistemas de ponto.
Os modelos mais atuais de registradores de ponto eletrônico são os biométricos, que fazem a marcação por meio das digitais dos funcionários, super seguro e simples.
O investimento para a compra de um controle de ponto eletrônico é irrisório quando comparado aos benefícios que ele traz para a gestão de recursos humanos da empresa.
Economiza-se no trabalho na verificação das horas trabalhadas e geram-se relatórios fiéis, práticos e de fácil verificação, aumentando assim a transparência na relação de trabalho. Sua manutenção também tem baixo custo, pois não é necessário adquirir cartelas ou livros de registro.
Como evitar problemas com a justiça trabalhista?
A automação da gestão dos colaboradores com um controle de ponto eletrônico também traz segurança jurídica às empresas, pois um controle eletrônico, em especial biométrico, é muito mais seguro e de difícil violação, em especial quando em consonância com as diretrizes técnicas do Ministério do Trabalho e Emprego.
Além disso, empresas que utilizam meios eletrônicos para a apuração de ponto terão recursos que facilitam a obtenção de dados e comprovação dos registros.
Muitas vezes, o empregador segue à risca toda legislação trabalhista, mas não possui nenhum meio de provar, o que acarreta prejuízos que poderiam ser evitados.
Aliás, é por esse motivo que adquirir uma solução de ponto eletrônico com empresas de credibilidade no mercado é tão importante.
Ela é capaz de garantir, junto com o fabricante, por exemplo, que todas as normas técnicas para a confecção daquele equipamento foram cumpridas e que o dispositivo é inalterável, gerando relatórios fidedignos, com possibilidade praticamente nula de ocorrerem fraudes, tanto por parte do empregador quanto por parte do empregado.
Qual modelo de ponto digital ideal para minha empresa?
Existem no mercado várias opções de relógio de ponto homologado. A escolha do controle de ponto eletrônico deve levar em consideração o número de funcionários e a forma de registro, que pode ser realizado por biometria, cartão ou senha.
Apesar do relógio de ponto biométrico ser o modelo mais vendido, nem sempre é a opção mais recomendada, como empresas cujos colaboradores manuseiam produtos que comprometem a qualidade da digital, como mecânicos e trabalhadores da construção civil.
É importante entrar em contato com uma revendedora de sua confiança e buscar orientação na aquisição de um modelo que atenda perfeitamente sua necessidade. Certamente eles irão analisar o cenário de aplicação para ofertar uma máquina de ponto que atenda todas suas necessidades.
Posts Relacionados
Cálculo de Rescisão: Entenda como fazer corretamente
Muitas dúvidas podem surgir no momento de calcular uma rescisão de trabalho, pois apesar de rotineira, é uma das...Saiba Mais
Como calcular DSR
O descanso semanal remunerado, ou simplesmente DSR, é direito do empregado no regime CLT previsto na Constituição...Saiba Mais