Controle de ponto: Entenda o impacto nas organizações
O controle de ponto é bastante tradicional em diferentes tipos de empreendimento, e é por meio desse sistema que é possível entender qualquer informação sobre a jornada de trabalho do quadro de funcionários.
Hora extra, falta, atraso e banco de horas são alguns pontos que vão influenciar diretamente a folha de pagamento do colaborador, sendo assim, é importante conhecer esses dados e obtê-los com precisão.
Ainda que alguns encarem a gestão de ponto como algo negativo, cuja única função é vigiar o trabalhador, isso não é uma realidade, já que esse mecanismo é responsável por garantir qualquer direito que o funcionário tem.
É importante tanto para a empresa, como também para o empregado, afinal, o controle das horas trabalhadas é uma exigência da CLT.
Por que o controle de ponto é tão importante? Entenda!
Não utilizar um equipamento automatizado para controle de ponto é inviável na maioria dos casos, já que a gestão de colaboradores não consegue observar a rotina diária dos funcionários, consequentemente, ficando sem os dados necessários para o documento das marcações de ponto.
Quando esse acompanhamento é negligenciado, a empresa pode sofrer com conflitos judiciais ou mesmo prejuízos no fechamento no pagamento de horas extras indevidas, logo, é importante realizar o controle para evitar esse tipo de problema.
Muitos processos trabalhistas acontecem quando:
• O trabalhador alega ter trabalhado fora de seu horário de serviço;
• O funcionário afirma que sua jornada é autoritária;
• O colaborador afirma que há erros em seu registro de trabalho.
Contudo, quando o controle de ponto é realizado de forma adequada, o empreendimento não receberá processos desse tipo e estará cumprindo o que é definido na lei. Além disso, permite garantir uma relação mais clara entre empregados e empregadores.
Esse gerenciamento adequado do ponto permite que a empresa fique assentada em aspecto jurídico com o registro de jornada, sendo assim, pode comprovar caso sofra com processos judiciais.
Ademais, realizar a gestão de ponto adequadamente fornece gerenciamento efetivo sobre as horas trabalhadas de cada colaborador, desta forma, os procedimentos cheios de burocracias acabam sendo mais ágeis.
Essa agilidade é interessante, pois, acaba fornecendo alguns benefícios, o trabalho da equipe de recursos humanos é otimizado, isso aumenta o tempo para desenvolver ideias de incentivo para motivação e produção dos funcionários.
Não há dúvidas de que isso promove melhorias nos resultados da empresa.
É obrigatório realizar o controle de ponto
Entenda que dependendo do números de funcionários pode ser obrigatório ter controle de ponto sobre os funcionários, pois, conforme o Artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o empreendimento que possui mais de 20 colaboradores precisa controlar e ter registros dos dados referentes à rotina de trabalho.
Esse tipo de gerenciamento pode ser executado por meio de várias ferramentas, ou seja, o registro de ponto poderá ser realizado de um relógio de ponto eletrônico, mecânico ou mesmo a marcação manual em livro de ponto. Entretanto, se optar por um meio eletrônico, ele precisa ser um relógio de ponto homologado.
Isso indica que quanto mais funcionários tem na empresa, maior é a responsabilidade e dificuldade em acompanhar a jornada de trabalho. Inevitavelmente será necessário buscar ferramentas que auxiliem os gestores.
Redução de custos e cultura organizacional
Despesas com ações trabalhistas que poderiam ser evitadas ou apuração indevida dos registros de ponto irão impactar diretamente no orçamento das organizações. Negligenciar essa necessidade é assumir riscos com alto impacto econômico.
Realizar o controle de ponto de forma adequada e confiável cria um ambiente harmônico e uma cultura positiva.
Os colaboradores entendem que não estão sendo lesados pelo empregador e a empresa garante que não está sendo prejudicada por funcionários desonestos.
Esse cenário favorece a produtividade dos bons colaboradores, tendo em vista que não tem que se preocupar com irregularidades que podem impactar seu salário de forma indevida.
Outro impacto econômico direto é a redução do trabalho manual dos gestores de RH.
Somar marcações de ponto manualmente pode levar horas ou até dias, é um trabalho totalmente possível de automatizar.
Automatizar atividades operacionais possibilita reduzir a equipe ou direcionar o tempo ganho para atividades mais estratégicas. Independente do que a empresa escolher, ela será beneficiada.
Em linhas gerais, controlar o ponto é importante não apenas por ser uma obrigação, mas também pode ser a forma justa de assegurar que os direitos trabalhistas sejam realizados, assim como também o respaldo jurídico ao negócio.
Posts Relacionados
Cálculo de Rescisão: Entenda como fazer corretamente
Muitas dúvidas podem surgir no momento de calcular uma rescisão de trabalho, pois apesar de rotineira, é uma das...Saiba Mais
Como calcular DSR
O descanso semanal remunerado, ou simplesmente DSR, é direito do empregado no regime CLT previsto na Constituição...Saiba Mais