Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home1/ponto240/impactoautomacao.com.br/includes/geolocation.php on line 124
 Turnover: O que é e como pode impactar sua empresa | Impacto Automação

Turnover: O que é e como pode impactar sua empresa

> Gestão de Pessoas > Blog > Início

Turnover: O que é e como pode impactar sua empresa

A palavra turnover se refere a um termo inglês que significa “virada” ou “renovação” é o sinônimo de taxa de rotatividade de profissionais dentro das empresas, sendo um ponto importante em questão de processos de Recursos Humanos.


Esta palavra pode ser mencionada em outras ocasiões, porém é bastante usada na área de Recursos Humanos para indicar o número de entradas e saídas dos empregados num determinado tempo, evidenciando assim a rotatividade de pessoal.


Trocando palavras em fatos, turnover é nada mais e nada menos que a substituição de um colaborador por um novo funcionário que pode influenciar negativamente nos números dos índices de uma empresa. Por esta razão, controlar essa taxa é primordial para o caminho do sucesso em obter excelentes indicadores para o RH.


Em teoria, há diversas causas motivadoras para que os colaboradores se desliguem ou entrem numa determinada instituição, existem tipos de turnover listados que podem ser considerados:

Turnover Voluntário

  • Situações ocasionadas por conflitos internos que fazem o colaborador desanimar e buscar novas oportunidades;

  • Ofertas superiores de trabalho em outras intuições no sentido de superar remuneração, metas ou desejos pessoais;

  • Falta de organização de cargos e salários que motivam os profissionais a buscarem algo novo no mercado;


Nesta ocasião, destacamos mais dois tipos: o funcional e o disfuncional. O primeiro realça a satisfação indireta da gestão com o empregado de baixa performance que oferece um serviço de qualidade ruim, porém por conta própria este empregado decide abrir mão do seu cargo poupando a empresa de processos exaustivos e onerosos.


Já o disfuncional é o oposto, é quando um empregado de alta performance se desliga da empresa por motivos pessoais, o que é preocupante para o bom andamento das atividades dentro da empresa uma vez que a mesma não teve capacidade de garantir boas condições para que este profissional permanecesse.


Desta maneira, notamos que há possibilidades da instituição ser prejudicada por má reputação, denominada como uma empresa “péssima para trabalhar” afastando futuros candidatos de excelência e automaticamente desqualificando a sua prestação de serviço.

Turnover Involuntário

  • Discussão entre empregados;

  • Quebras de cláusulas contratuais;

  • Desligamentos por má qualidade dos serviços dos empregados e baixas metas auferidas;

  • Crises financeiras;

Como a Rotatividade Pode Prejudicar Seu Negócio? 

Vamos descobrir o "risco" do turnover, pois muitos empresários “torcem o nariz” e acabam sofrendo consequências além de seu controle - consequências tão graves quanto a falência! Por isso destacamos alguns - dentre muitos - pontos que ocorrem com mais frequência em situações de alta rotatividade. Imediatamente temos os custos da saída de um funcionário, pois não se limitam apenas à pessoa que sai, mas refletem também aqueles que vêm trabalhar... Para ficar claro vamos listar:


  • Treinamentos dos novos funcionários;

  • Integração dos colaboradores ao ambiente e colegas de trabalho; entre outros.

  • Rescisões;

  • Pagamento de horas extras (se houver);

  • Custo das novas contratações;

 

Prazos atrasados: Quando se trata de altos padrões e expectativas, o resultado são prazos atrasados. Sem um ritmo de produção obediente, os prazos "explodem" e as metas são perdidas, causando uma queda acentuada na produtividade.


Produtividade: Sabemos que o nível de produtividade de um funcionário se acostuma de tempos em tempos - ainda mais quando o nível é alto! Mas, além do fato de que a rescisão ou demissão deixa um vazio em sua empresa, seu novo funcionário não vai - pelo menos "pela primeira vez" - atender aos requisitos e expectativas que o contratado anterior atendeu.


Falta de bons talentos nas equipes: Às vezes um funcionário é excepcional em seu trabalho e devido a vários fatores - como os mencionados nos motivos da rotatividade - ele sai da sua empresa. E vamos ser sinceros: abrir mão de talentos é uma grande perda para o seu negócio, e substituí-los é ainda mais complicado.


Custos associados à contratação de novos funcionários: Além dos custos de rescisão do vínculo empregatício, a empresa também deve se preparar para os custos associados à chegada de novos colaboradores.


Aqui estão listados os seguintes itens produzidos durante o processo de recrutamento e seleção:


  • Anúncios de emprego: São selecionados candidatos que atendem ao perfil solicitado;

  • Dinâmicas de grupo ou entrevistas: Soma-se a isso a necessidade de uma ou mais sessões de prática. Em alguns casos, o funcionário pode permanecer na fase de treinamento por duas semanas ou mais;

  • Contratação de empresas de RH: Nesse período, a empresa investe em um profissional para que o preenchimento da vaga seja satisfatório. Caso alguma parte do processo (recrutamento, seleção e treinamento) falhe, o risco de perda se eleva.

Como Calcular o Turnover

A contabilidade é muito simples porque se baseia na contratação e demissão. Idealmente, o volume deve permanecer em baixa frequência em ambos os casos. O cálculo propriamente dito costuma ocorrer em duas etapas:


  1. O número de funcionários número de demissões

  2. Resultado anterior X 100 / total de funcionários no mês passado.


O índice de rotatividade mostra a rotatividade dos funcionários da sua empresa em porcentagem. O acesso e a rescisão são essenciais em qualquer organização. No entanto, esse fluxo de entrada e saída de especialistas deve ser um pouco controlado. Tomamos 5 por cento de rotatividade.

5 Maneiras de Evitar Completamente a Alta Rotatividade 

Lembre-se que estes não são os únicos, mas os que têm os efeitos mais rápidos. Nunca desista de outras medidas de redução de rotatividade!

Tenha um bom diálogo com seus gestores

Uma boa conversa com os gerentes pode mudar a vida de seus funcionários. Na prática, nunca sabemos o que vai acontecer com cada funcionário da empresa, mas podemos deixar os gestores mais abertos e fazer o possível para deixar seus subordinados "confortáveis" no ambiente de trabalho - ou pelo menos para poder expressar suas opiniões.

Invista em planos de carreira

Uma maneira muito eficaz de obter metas claras para seus funcionários e também ser pago pelo seu trabalho. Um plano de carreira forma um "caminho" que qualquer um pode seguir, e também tem recompensas.

Invista em treinamento de seus funcionários 

Algo muito polêmico no mundo dos negócios, mas quem conhece sua eficácia começa a investir imediatamente. 

 

A formação dos colaboradores não é um custo, muito pelo contrário, pois aplicam o conhecimento no seu trabalho, o que por si só já mostra que houve uma melhoria na qualidade dos resultados apresentados.

Valorize seus funcionários 

Seus funcionários merecem incentivo. Eles prestam serviços essenciais para o crescimento do seu negócio e cada conquista que você faz é resultado direto de um trabalho bem feito por seus colaboradores. Portanto, lembre-se sempre de avaliar seus funcionários e o desempenho deles.

Tenha boas ideias para incentivar as equipes 

Cada ação e palavra conta para motivá-los a melhorar e dar-lhes o melhor em troca.

Cuide do bem-estar das equipes

Por fim, precisamos cuidar do bem-estar de seus funcionários... Como anda sua empresa? E se falamos de bem-estar, não é apenas motivação, mas se ele tem condições agradáveis ​​para trabalhar (por exemplo, cadeiras confortáveis), há momentos de descontração e comunicação no ambiente (por exemplo, eventos).


Conforme observamos ao longo deste artigo, a rotatividade é muito mais do que a saída de funcionários da sua empresa, é um custo significativo e, sobretudo, um choque para a estrutura e gestão da sua empresa. 


E apesar de todos os conselhos que damos para evitar essa rotatividade, o real fator de redução de perdas está muito acima da política interna, mas na própria eleição.

 

Este processo, se realizado de forma convincente, produz melhores resultados, aumenta a satisfação dos funcionários com a empresa e, assim, melhora seus serviços ou produtos.


Seguindo os conselhos acima você diferencia sua empresa das demais e cria valor agregado para seus funcionários, evitando assim gastos desnecessários e de quebra obtém reconhecimento para o seu negócio em todos os aspectos possíveis.





Posts Relacionados

Cálculo de Rescisão: Entenda como fazer corretamente

Muitas dúvidas podem surgir no momento de calcular uma rescisão de trabalho, pois apesar de rotineira, é uma das...Saiba Mais

Como calcular DSR

O descanso semanal remunerado, ou simplesmente DSR, é direito do empregado no regime CLT previsto na Constituição...Saiba Mais

Impacto Automação © Todos os direitos reservados