Operadora VoIP: 6 dicas para não errar na hora de escolher
A evolução da tecnologia permitiu diversos aprimoramentos no dia a dia das empresas, trazendo mais agilidade, flexibilidade, produtividade, lucratividade e eficiência.
Uma das ferramentas desenvolvidas a partir da evolução tecnológica é o VoIP. Você já deve ter ouvido sobre esse software, mas você sabe o que significa?
Antes de entender o que significa o termo VoIP, é interessante saber o que é o IP e para que serve.
IP, do inglês Internet Protocol (Protocolo de Internet), é o número de identificação de uma conexão ou dispositivo. Além de descrever o protocolo de comunicação entre aparelhos. Cada conexão tem um número único.
Agora que contextualizamos sobre o que é IP, é mais simples entender o que é o VoIP. No próximo tópico vamos entender mais sobre essa tecnologia e a sua funcionalidade.
O que é VoIP?
VoIP é o termo da sigla em inglês Voice Over Internet Protocol (Voz por Protocolo de Internet), também conhecido como Voz sobre IP ou Telefonia IP.
Essa tecnologia converte o sinal de voz analógico em sinal digital, possibilitando a transmissão por rede de internet. Isso permite que você faça chamadas telefônicas sem ter contrato com uma operadora de telefone, o que traz economia e agilidade para a sua empresa.
O VoIP faz com que a voz humana trafegue pela rede como qualquer outro tipo de arquivo e pode ser enviada tanto para um computador quanto para um telefone.
Por que investir nessa tecnologia?
Existem diversos benefícios de investir em uma Telefonia VoIP, mas alguns são os mais procurados. São eles:
Mais economia
Com essa tecnologia você pode realizar chamadas de longa duração, internacionais ou interurbanas sem que haja um custo a mais por isso, como geralmente acontece com as operadoras de telefonia.
Além disso, o custo de instalação, manutenção e atualização do sistema é quase zero, já que todo processo é realizado digitalmente.
Mais mobilidade
Já que o VoIP é um software, pode ser instalado em qualquer dispositivo, em qualquer lugar que você estiver, basta ter uma boa conexão com a internet. Isso permite que você acesse seu ramal em qualquer lugar do mundo, é só ter o softphone instalado.
Essa é uma ótima opção para empresas que trabalham com home office e filiais.
Mais produtividade
A tecnologia VoIP faz com que a comunicação interna e externa seja mais ágil e sem interferências, o que resulta em uma equipe mais produtiva.
É importante lembrar que a boa qualidade do software está diretamente relacionada à uma boa conexão com a internet.
6 dicas para escolher a sua operadora VoIP
Investir em um serviço que ofereça as melhores vantagens e que se adapte às necessidades da sua empresa é investir na economia de muito dinheiro. Portanto, separamos algumas dicas para você escolher a melhor operadora VoIP.
1. Pesquise a reputação da operadora no mercado
Pesquisar por referências, depoimentos de clientes mais antigos e opiniões de terceiros nunca é demais quando se trata de contratar um serviço.
Fazer isso é importante para saber como foi a experiência dessas pessoas enquanto utilizava o serviço. Também é interessante pesquisar a empresa nas redes sociais, fóruns, blogs, Reclame Aqui, entre outros.
Por fim, se decidir de fato contratar a operadora VoIP escolhida, opte inicialmente por contrato de curta duração, apenas para fazer uma avaliação do serviço e da operadora.
2. Estude os melhores planos que a operadora oferta
Algumas funções são essenciais que uma operadora VoIP oferece, portanto fique atento a todos os planos e qual o melhor para a sua empresa.
Funções como chamadas locais e de longas distâncias, chamadas interurbanas e internacionais, custo por minuto e a facilidade na migração para planos mais completos futuramente.
Existem planos que são oferecidos para pessoas físicas e planos para empresas, é importante conhecer bem as particularidades de cada um antes de chegar a uma decisão.
Escolha um plano que se adeque melhor às necessidades do seu negócio. Os planos voltados à empresas costumam oferecer maiores descontos por ter um maior fluxo de chamadas.
3. Estabeleça suas necessidades e prioridades
Para iniciar essa tarefa, contabilize os gastos com chamadas e analise o que as operadoras oferecem de escalabilidade, migração, flexibilidade e outros benefícios.
Depois, avalie os serviços oferecidos pela operadora VoIP e estude como pode gerar melhorias no quesito telefonia móvel e fixa da sua empresa.
Assim você consegue definir as prioridades da sua empresa e identificar as melhores soluções que o mercado oferece para os problemas de telefonia que seu negócio enfrenta.
4. Se certifique que tem uma boa conexão com a internet
É importante ter certeza que sua conexão com a internet está pronta para o VoIP. Grande parte das vezes que as pessoas se decepcionam com o VoIP a culpa não está na tecnologia em si, mas na fraca conexão com a internet.
Antes de contratar a operadora VoIP, pergunte qual a velocidade mínima de internet necessária para que o software funcione da melhor forma, algumas operadoras fazem teste de internet antes do contrato.
Se a velocidade de internet da sua empresa não for suficiente, é indicado migrar para um plano que ofereça um pacote de dados maior.
5. Analise os recursos e ferramentas disponíveis
Além dos serviços já oferecidos, pesquise se a operadora VoIP escolhida disponibiliza recursos de chamadas em espera, encaminhamento de chamadas, conferência, filtragem e identificação de chamadas.
Algumas operadoras oferecem além do software, mas também os sistemas de PABX IP, PABX Cloud, Click to Call, linha 0800 internacional e nacional, entre outras ferramentas.
Essas ferramentas permitem que sua equipe realize o trabalho com mais agilidade e comodidade.
6. Pesquise os serviços fornecidos pela operadora VoIP
Assim como não são todos os serviços oferecidos pela operadora VoIP que são úteis para a sua empresa, a operadora também pode não oferecer o que você necessita.
Por isso é importante fazer uma avaliação dos serviços disponibilizados, assim você não se decepcionará depois.
Dos serviços essenciais, os mais importantes são:
Suporte: é interessante se certificar se a operadora oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, 360 dias por ano. Assim você assegura que seu sistema terá um bom funcionamento mesmo depois da implementação da tecnologia.
Portabilidade: essa funcionalidade é essencial para empresas que pretendem manter o número de telefone atual. Procure uma operadora que ofereça o serviço de portabilidade.
Com essas dicas tenho certeza que você vai optar pela operadora VoIP que mais se adequa ao seu negócio e não vai ter dor de cabeça.
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