PABX analógico: Uma tecnologia que ficou para trás!
As centrais telefônicas, conhecidas no mundo corporativo como PABX, são equipamentos que convergem toda a comunicação interna e externa da empresa.
Há diversos tipos desse equipamento, podendo gerar benefícios maiores ou menores, dependendo do que a empresa deseja.
O PABX analógico foi o pioneiro no ramo e muitas empresas ainda utilizam dele por terem feito altos investimentos em infraestrutura. Mas, afinal, vale a pena ter um PABX analógico atualmente?
A tendência é que as organizações priorizem a transformação digital nos seus negócios e adotem as inovações em telecomunicação. Então qual PABX usar? Nesse artigo falaremos um pouco mais sobre o assunto!
O PABX analógico é o mesmo que uma central de telefones?
A resposta é sim! A sigla PABX significa Private Automatic Branch Exchange e, traduzindo, "Troca Automática de Ramais Privados”.
Esse sistema funciona como uma central de telefones, e a partir dele é possível distribuir as chamadas aos demais ramais pelos aparelhos de telefonia da empresa.
A proposta do PABX é integrar diversos departamentos de uma empresa e atuar diretamente na fluidez da comunicação.
Na prática, é necessário ter uma linha telefônica conectada a uma central, que divide essa mesma linha em vários ramais para serem utilizados na empresa.
PABX analógico ainda é a única opção?
Mesmo sendo a primeira central telefônica a surgir, existem outras opções mais modernas e que atendem bem pequenas e grandes empresas. São elas:
PABX Analógico
Sendo um dos primeiros e mais antigos serviços de telefonia, o PABX Analógico é um equipamento projetado para receber linhas convencionais por meio das operadoras de telefonia.
Trata-se de um sistema mais complexo, ainda bastante utilizado por corporações de grande porte tradicionais, onde já existe uma infraestrutura e um técnico especializado e manutenção constante.
Os recursos desse tipo pioneiro do serviço são os mais básicos, como realização de chamadas e transferência entre ramais.
O PABX Analógico não tem muitas funcionalidades avançadas, por não comportar o uso de ferramentas tecnológicas. Porém, ele é um marco em soluções corporativas e sempre será referência em telecomunicações.
A manutenção deve ser feita constantemente, sendo indicada uma frequência semanal. Por depender do funcionamento físico dos equipamentos, cabos e fibras, precisa ser monitorado continuamente.
Isso significa que é necessário concentrar uma maior quantidade de profissionais para garantir a eficiência do serviço. Além disso, caso algum componente primordial entre em pane, toda a operação do seu negócio fica comprometida.
Com menos funcionalidades em relação aos outros tipos de PABX mais modernos, esse tipo é o mais indicado para organizações tradicionais, que não têm a necessidade desses recursos extras.
Seus principais benefícios são:
identificador de chamadas;
gerenciamento das ligações internas e externas;
chamada em espera;
capacidade de realizar ligações distintas para cada ramal;
transferência de chamadas;
inserção de senhas para os ramais;
bloqueio no recebimento de ligações a cobrar.
Esse modelo ainda é comercializado e utilizado pelas empresas brasileiras, mas não é a solução ideal para grandes organizações inovadoras, principalmente aquelas que têm ciência de que precisam dispor de inovações tecnológicas sem altos investimentos.
PABX Digital
O PABX Digital une os recursos físicos do analógico com algumas funções que se tornam possíveis somente por causa do advento da tecnologia.
O sistema implantado é de entroncamento digital, que permite a incorporação de um maior número de linhas.
Ampliando a quantidade de linhas, aumenta-se o número de ramais, gerando maior economia para o negócio. A tarifação dos serviços é menor do que com o PABX Analógico, sendo centralizada em uma operadora.
Seu sistema permite programações mais avançadas, como limitar duração de chamadas, seleção automática de linhas ou transferência entre ramais.
A estrutura digital também pode ser interligada a outros computadores, dispositivos ou mesmo tipos de PABX.
O conjunto de recursos proporcionados pelo PABX Digital possibilita melhorar a qualidade do atendimento e ainda contribui para a produtividade da empresa.
Os custos de instalação e manutenção são relativamente baixos, se considerarmos os benefícios trazidos pela sua operação.
Essa tecnologia oferece diversas vantagens quando comparada à convencional.
Recebendo e transmitindo ligações com mais qualidade de voz e maior estabilidade de rede, as principais funcionalidades do PABX Digital são:
seleção automática de linhas;
ramal econômico, permitindo um limite de tempo para cada ligação e evitando, assim, que os funcionários fiquem pendurados no telefone e se distraiam, afetando a produtividade;
tecnologia digital, oferecendo chamadas sem ruídos nem interferências;
consulta à portabilidade de números de celular, possibilitando que a ligação seja realizada pela operadora que ofereça a maior economia;
possibilidade de interligação com computadores e tablets;
configuração bastante simples, facilitando sua utilização;
possibilidade de integração com o PABX Analógico;
discagem direta por ramal;
centralização de tarifa pelas operadoras.
O PABX Digital é uma boa alternativa dependendo do porte da companhia, já que exige aparelhos específicos para funcionar corretamente.
Nesse caso, é preciso que o gerente de TI verifique o custo-benefício e decida se essa é a melhor solução a ser implementada ou se vale analisar a possibilidade de investir em outros tipos de PABX.
PABX IP
Trata-se de uma tecnologia que utiliza o sistema VoIP (Voz sobre IP), por meio do qual a rede de dados trabalha de maneira similar à telefonia fixa.
Permite o uso de ramais virtuais em qualquer aparelho que tenha acesso à internet, que pode ser o seu smartphone, computador ou tablet.
Altamente flexível, o PABX IP roda como um software no dispositivo, aumentando a produtividade das equipes, que podem se comunicar facilmente de onde estiverem. Outro ponto positivo é que essa tecnologia dispensa a instalação de toda uma infraestrutura física e robusta para o seu funcionamento.
Além da possibilidade de ser utilizado como um PABX tradicional, o IP oferece as seguintes facilidades:
ramal remoto;
Unidade de Resposta Audível (URA);
possibilidade de fazer reuniões por áudio;
correio de voz moderno;
pode ser adotado por empresas de qualquer porte, pois é escalável e não exige espaço físico para sua instalação;
conta com todas as funcionalidades dos modelos analógico e digital.
É um sistema que gerencia todos os seus recursos de maneira ágil e eficiente. Como seu funcionamento é totalmente online, promove a redução de custos em médio e longo prazo, já que as ligações entre os ramais da empresa têm custo zero.
No dia a dia, é bem interessante para empreendimentos que começaram as suas atividades recentemente. Também é recomendado para gerentes que contam com equipes mais modernas, acostumadas com as facilidades da mobilidade.
É igualmente indicado para aqueles que realizam trabalhos externos ou em home office, mas que precisam estar em contato com a companhia para exercer suas funções em sinergia com seus times.
PABX Híbrido
Essa solução reúne características dos modelos analógico e digital, com a implementação da tecnologia IP, permitindo a interligação entre filiais com chamadas gratuitas.
Na prática, ele é a junção dos tipos de PABX anteriores, possibilitando a utilização de ora um, ora outro. Desse modo, representa mais economia nas contas de telefonia e qualidade nas ligações, sejam elas analógicas, digitais ou por IP.
Com o PABX Híbrido, pode-se ter, em uma única ferramenta, ramais fixos, digitais e números VoIP. Então, a própria central híbrida determina qual é a rota de menor custo, dependendo do tipo de ligação.
Os principais pontos positivos do PABX Híbrido são:
a central é moldada de acordo com a necessidade de cada negócio;
interligação com computadores, dispositivos móveis e outros tipos de PABX;
possibilidade de fazer ligações com tecnologia IP;
todas as vantagens dos sistemas anteriores.
Grande parte das organizações brasileiras ainda utilizam o PABX Analógico. Por isso, o modelo híbrido é bastante interessante para aquelas que desejam fazer a transição para outros mais modernos e experimentar seus benefícios sem perder a infraestrutura já instalada.
O PABX analógico é o melhor para você?
Com tantas possibilidades, escolher entre os tipos de PABX não é tarefa simples. Diversos são os pontos que devem ser analisados antes de tomar uma decisão.
O primeiro passo, portanto, é determinar as necessidades da companhia e o que precisa ser resolvido ou melhorado.
Para isso, o ideal é ter o suporte da equipe de Tecnologia da Informação, que poderá analisar de forma crítica os pontos de maior interesse.
De forma geral, porém, alguns fatores são padrão para determinar a melhor alternativa para sua empresa. A quantidade de colaboradores e a demanda por ligações são dois dos principais.
Também se faz preciso determinar um orçamento para tal investimento, bem como verificar o custo-benefício de todas as possibilidades.
Nesse ponto, é importante analisar que, se possível, a opção com mais tecnologia deve ser a mais indicada.
Entre outros motivos, o grau tecnológico de uma ferramenta é o que determinará sua longevidade. Modalidades mais antigas tendem a ficar ultrapassadas mais rapidamente, especialmente com a evolução que se vê no mercado atual.
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