PABX em Nuvem e PABX Físico: entenda a diferença
A evolução da tecnologia trouxe muitas novas opções que revolucionaram a comunicação das empresas. A otimização da comunicação interna e externa trouxe diversos benefícios.
O PABX não ficou para trás, ao longo do tempo foi se modernizando cada vez mais junto à evolução tecnológica. O que era físico, hoje é encontrado de forma totalmente digital e otimizada.
Se você está em dúvida entre o PABX em nuvem ou o físico, esse artigo é para você! Ao final dele, você vai saber a diferença entre as duas opções e qual a melhor para a sua empresa.
O que é PABX e quando surgiu?
O PABX (Private Automatic Branch Exchange, ou Troca de Ramais Privados) é uma tecnologia que surgiu em meados de 1960, desenvolvida por um grupo de advogados. Inicialmente era necessário um atendente humano que fizesse o encaminhamento de cada chamada, mas com o passar do tempo os processos foram sendo automatizados.
Tanto o PABX físico quanto o PABX virtual são responsáveis por conectar ambientes através de uma linha telefônica e distribuição de ramais, otimizando a comunicação interna e externa e deixando clientes e funcionários mais satisfeitos e produtivos.
Essa tecnologia aperfeiçoou o processo de comunicação interna e atendimento ao cliente, oferecendo mais organização às empresas.
Hoje, com várias opções diferentes de PABX, é importante saber qual a melhor opção para a sua empresa antes de contratar o software.
Quais as vantagens de investir em um PABX?
Sabia que se você ainda não investiu em PABX está perdendo tempo, dinheiro e produtividade? A central telefônica oferece a sua empresa diversos benefícios que vão alavancar a sua empresa no mercado.
Mais produtividade
O sistema permite que seus colaboradores tenham o trabalho otimizado, podendo fazer chamadas internas e externas com mais qualidade e praticidade. Ou seja, não há ruídos, interferências ou qualquer outra dificuldade que uma telefonia usual promove.
Mais flexibilidade
Alguns tipos de PABX promovem mais mobilidade para os colaboradores, uma vez que é possível acessar o software através de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, basta instalar um softphone.
Isso significa que seus funcionários podem levar seus ramais para onde estiverem, seja em casa ou na empresa. Uma grande vantagem para empresas que trabalham com home office ou atendimento externo.
Melhor gestão
Com o software na palma da mão, os gestores têm acesso às atividades dos funcionários em tempo real. É possível acompanhar as chamadas, internas ou externas, acessar as chamadas já realizadas, horário e duração, além de gerar relatórios.
PABX Físico
O PABX Físico, também conhecido como analógico, é o modelo mais tradicional, foi um dos pioneiros e ainda é muito utilizado por empresas tradicionais de grande porte.
Apesar de ainda ser funcional, não pode não ser a opção mais indicada para as empresas. O PABX analógico requer um alto investimento inicial, uma vez que é necessária a instalação de um equipamento físico no ambiente, além dos custos com manutenções e atualizações do mesmo. Além disso, sua utilização é básica, ou seja, não oferece recursos avançados.
Entre as funções que o PABX físico oferece, podemos citar:
Controle de ligações internas e externas
Identificador de chamadas
Modo de espera
Chamadas diferentes para cada ramal
Bloqueio de telefonemas a cobrar, entre outros.
PABX Virtual
O PABX virtual oferece um maior custo-benefício por não ter necessidade de um investimento inicial. Como os dados são armazenados em nuvem e o sistema é completamente online, não é preciso um equipamento físico nem fios e, consequentemente, os custos com manutenção, instalação e atualizações não existem.
Para ter acesso ao sistema é muito simples: basta ter um dispositivo com acesso à internet e um softphone instalado. Assim, sua equipe tem acesso ao ramal de onde estiver, quando quiser, tornando o trabalho mais flexível.
Por ser a versão mais moderna e atualizada do PABX, oferece muito mais funções que o físico. Entre elas, podemos citar:
Algumas funções do PABX em Nuvem:
Encaminhamento de chamadas
URA (Atendimento Automático)
Ramal na web
Sistema de gerenciamento e gravação de chamadas
Aplicativo para dispositivo móveis serem utilizados como ramal
Desvio de chamada
Secretária eletrônica
Grupos de ramais
Notificação de status online, ocupado e livre, entre outros.
E aí?! Esse conteúdo te ajudou a entender as vantagens de investir em um PABX e qual a melhor opção para a sua empresa?
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