Número VOIP: O fenômeno da comunicação!
A tecnologia está em constante mudança e a comunicação não fica fora disso! Em um passado recente, só havíamos a opção de chamadas de voz, porém, o avanço dessa tecnologia, atualmente, nos permite ter opções como: e-mail, mensagens, aplicativos móveis, chats e videoconferências. E é aqui que o VOIP entra.
O VOIP está mudando o mundo trazendo uma configuração mais simples, a baixo custo e com maior funcionalidade.
Essa evolução não muda apenas o comportamento de grandes empresas, mas também, de pequenas e até microempresários, que visam ter um atendimento mais moderno, ágil e profissional.
O que é um número VoIP?
VoIP significa Voice Over Internet Protocol, também conhecida como “Telefonia VoIP”. É uma tecnologia que permite fazer e receber chamadas de voz através da Internet.
Antes as pessoas se comunicavam pelo PSTN - Public Switched Telephone Network - que seria rede pública de telefonia comutada ou o que chamamos de telefones fixos.
Ao contrário disso, o VoIP envia comunicações de voz usando pacotes de dados em uma rede comutada por pacotes (que conhecemos como Internet ou Redes Locais, as LANs).
Para realizar e receber essas chamadas, você só precisa ter um dispositivo com conexão à internet, um microfone e o VoIP.
Não sendo mais necessários telefones tradicionais, linhas analógicas ou transmissões por circuito. Facilitando o manuseio, dando mobilidade e baixo custo com infraestrutura física.
O VoIP pode conectar pessoas utilizando smartphones, telefones “de mesa” com entrada IP, dispositivos móveis e até mesmo computadores equipados com fone de ouvido e microfone.
Na prática, funciona assim:
A pessoa acessa a internet em seu dispositivo;
Entra no endereço onde a telefonia em nuvem está hospedada (também existe a possibilidade de baixar um aplicativo em dispositivos móveis);
Faz a ligação de áudio ou vídeo (lembrando que ela também pode receber chamadas).
É justamente por conta da tecnologia VoIP que, hoje, é possível fazer chamadas de áudio e vídeo em aplicativos de mensagens e/ou de reuniões, como Skype, WhatsApp, Meet etc., sem a necessidade de contar com linhas analógicas de telefone.
No entanto, esses aplicativos gratuitos não são o suficiente para a demanda de atendimento das empresas. É necessário adquirir planos empresariais de telefonia em nuvem.
Seja para um call center ou pequenas empresas, o VoIP pode conectar todos os colaboradores e clientes de forma eficaz e garantindo a qualidade da comunicação interna e externa.
Número VoIP: Quais as vantagens?
A telefonia Voip proporciona incontáveis melhorias e, a seguir, citaremos algumas delas:
Redução de custos
É possível fazer uma economia de até 80% mensal no uso do telefone. Tudo porque o sistema de comunicação VoIP funciona por meio da sua conexão com a internet, sem precisar pagar tarifas extras por chamadas de longa distância ou excedentes.
Exclusividade
O sistema de telefonia VoIP oferece um serviço de caráter exclusivo para a sua empresa.
Ele te dá a oportunidade de ter um número que poderá efetuar e receber ligações em qualquer lugar do mundo. Uma vantagem que não é possível encontrar na telefonia convencional.
Fácil instalação
O VoIP é instalado em um servidor e facilmente integrado a toda rede de instalação dos computadores da maioria das empresas. Todo o sistema utiliza cabeamento de rede já existente ou a tecnologia WI-FI, permitindo uma rápida e fácil implantação.
Integração de outros meios de comunicação
O VoIP facilita a integração com outros tipos de serviços, tais como: e-mail, sms, aplicativos e redes sociais. É possível que uma comunicação por mensagem seja transformada, de forma prática, em uma conversa por voz.
Melhoria no atendimento
O Voip permite que chamadas possam ser transferidas facilmente de um telefone para outro (ramais) e até mesmo de uma filial à outra, até quando se encontram em localidades. Essa transferência de chamadas é feita sem nenhum custo adicional na conta de telefone.
Maiores informações para a tomada de decisões
O VoIP possui o serviço de gravação e relatórios de chamadas, onde você tem um controle de como sua equipe de colaboradores está atendendo seus clientes. Também é possível saber o tempo médio de espera para iniciar esses atendimentos e ouvir as ligações em tempo real sem que o atendente ou o cliente saibam que estão sendo escutados. Entre outras funcionalidades que garantem maior gestão de qualidade no atendimento.
Mobilidade
Por ser uma “chamada pela internet”, o VoIP pode mudar de local facilmente, pois não necessita de quaisquer cabos de telefone para fazer reinstalações e você permanece com o mesmo número, independentemente da localidade da mudança.
Segurança
O sistema VoIP permite aos utilizadores bloquear números de telefone de chamadas indesejadas. Através dos serviços de encriptação de chamadas é possível fazer ligações seguras e privadas, criar encaminhamento de chamadas, sistemas de atendimentos automatizados, filas de espera etc.
Liberdade
A telefonia empresarial disponibilizada pela VoIP, diferente das telefonias convencionais, não obriga o cliente a ficar preso a este tipo de serviço. Os contratos de trabalho em longo prazo, com assinatura por linhas, são quase inexistentes na telefonia VOIP.
Planos que atendam a demanda da sua empresa
O VoIP possibilita que você escolha o melhor plano que vá atender a demanda de sua empresa, a fim de evitar custos extras. Existem diversas soluções de pacotes e preços para cada serviço.
Solução sob medida
Nenhum negócio é igual ao outro. Por isso, é necessário descobrir as necessidades da sua empresa e desenvolver um projeto específico para ajudá-la a crescer e ganhar mercado, sem que a comunicação seja um problema.
Mais eficiência e produtividade
Aproveite a interface amigável e intuitiva do sistema, além de toda a facilidade que ele oferece para o uso e o gerenciamento das ferramentas, e simplifique a colaboração no dia a dia.
Chamadas de qualidade
Esqueça as quedas de ligações, as interrupções e os chiados. O número VoIP se adapta à qualidade da internet disponível no momento para que você não fique sem falar.
Suporte especializado com foco no cliente
Conte com uma equipe técnica especializada em telefonia para te dar total suporte, treinamentos e te auxiliar do início ao fim para que tenha uma boa impressão desse serviço.
Maior segurança para seus dados
Com o serviço em nuvem, todas as gravações e personalizações do seu sistema estarão salvos em servidores 100% confiáveis e com vários recursos de segurança, dando a você, mais proteção de suas informações
Flexibilidade e Integração
Esta é uma das grandes vantagens da telefonia em nuvem. Ela pode ser utilizada sem problemas por qualquer tipo de empresa.
As pequenas empresas se beneficiam da implementação de baixo custo, fácil instalação e possibilidade de expansão sem altos investimentos.
Já as grandes empresas podem contar com recursos de gerenciamento de ponta e integração aos sistemas já utilizados, como o CRM ou HelpDesk – o que leva a um aumento da produtividade.
Melhores soluções para Call Center
Conte com todos os recursos que o call center precisa para oferecer um atendimento de qualidade e com gestão eficiente de filas:
URA (Unidade de Resposta Audível): menu autoatendimento, onde os clientes tiram dúvidas e resolvem demandas sem precisar falar com um atendente.
Gravação de chamadas: todos os dados ficam armazenados em nuvem.
Correio de voz: com mensagens personalizadas para os clientes.
Discador automático: mailings podem ser importados para agilizar o atendimento.
Blacklist: Filtre os números que seus operadores podem ou não discar.
Mas, como implantar um número VoIP em sua empresa?
Pesquise por parceiros de confiança que sejam referência em qualidade VoIP para que possam atender as demandas da sua empresa por um preço justo.
Dependendo da cobertura VoIP em algumas regiões, é possível efetuar a portabilidade do seu número tradicional e modernizá-lo para inseri-lo ao sistema. Isso quer dizer que você não precisa necessariamente trocar os números corporativos para aderir à rede VoIP.
A única regra para isso é que ambos os números estejam no mesmo DDD e dentro da área de cobertura da sua operadora de PABX em Nuvem.
O que procurar em um provedor de VoIP
Nem todos os provedores de VoIP oferecem o conjunto certo de recursos e funcionalidades para a sua empresa.
Alguns provedores de VoIP simplesmente oferecem números de telefones adicionais e recursos de encaminhamento de chamadas, enquanto outros habilitam SMS, mensagens de equipe, compartilhamento de arquivos e recursos de gerenciamento de chamadas.
Aqui estão algumas informações importantes ao escolher seu fornecedor:
Preço: O que você busca: preço ou valor? Quanto estaria disposto a investir para um
bom resultado em atendimento ao cliente?
Quando for pesquisar, notará que existem recursos mais avançados e outros mais básicos e tudo pode ser moldado exatamente ao que você procura, por isso, deixe claro suas expectativas ao consultor de vendas.
Realize reuniões, assista à demonstração e conheça todos os recursos que ele oferece para saber quais realmente irá precisar, assim pagará somente o que, de fato, será útil a sua empresa.
Escalabilidade: Quais seus planos de expansão?
Existem sistemas que atendem pequenas empresas, mas podem ser insuficientes no momento que resolver aumentar sua equipe, abrir filiais etc.
Recursos: Quais recursos farão a diferença para seus clientes e sua equipe?
Isso pode ser recursos como: URA, atendentes automáticos de diferentes níveis, chamadas em espera, videoconferências, e, possivelmente o mais importante, APIs para integração
Canais suportados: Quantos canais planeja usar para sua empresa?
Se você̂ está procurando apenas sistemas de voz, pode encontrar opções mais em conta ou até gratuitas. No entanto, se você̂ quiser ter ligações simultâneas, filas de espera (sem dar sinal de ocupado), entre outros, você precisará de um provedor VoIp mais avançado.
Pesquise as melhores soluções de número VoIp
Por ser um processo com diversas variáveis, é necessário ter certeza que você entendeu todos os recursos que sua parceria irá te proporcionar e confiar na empresa que presta tal serviço.
A Impacto Automação possui uma equipe técnica especializada em PABX em Nuvem e pode te ajudar nessa decisão.
Buscamos estar atualizado e acompanhados de parcerias com fornecedores que ofereçam qualidade e preço justo!
Nossos produtos e serviços inovadores são o que você precisa para fazer sua empresa te dar o retorno que você merece!
Quer saber mais? Entre em nosso site e confira todas as tecnologias que podemos oferecer a você.
Agende agora uma consultoria com um dos nossos especialistas e agende uma reunião para entender melhor a sua demanda. Estamos te esperando!
Posts Relacionados
Número 0800: O que é e quais as vantagens?
A Discagem Direta Gratuita (DDG), mais conhecida como 0800, é muito popular aqui no Brasil. Esse serviço possibilita...Saiba Mais
O que é ramal de empresa?
Uma telefonia eficiente deve ser o ponto forte de qualquer negócio. Para isso, empresas oferecem possibilidades de...Saiba Mais