Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home1/ponto240/impactoautomacao.com.br/includes/geolocation.php on line 124
 Telefone IP: quais modelos e funções existem? | Impacto Automação

Telefone IP: quais modelos e funções existem?

> Telefonia em Nuvem > Blog > Início

Telefone IP: quais modelos e funções existem?

Sabemos que a tecnologia está se tornando cada vez mais indispensável para as pessoas, tanto em âmbito pessoal quanto profissional, principalmente em uso empresarial. 

 

Na comunicação não é diferente, o desenvolvimento do telefone IP para uso exclusivo empresarial é uma ótima alternativa para o dia a dia do seu negócio.

 

Nesse artigo vamos te apresentar o Telefone IP, uma das ferramentas que a evolução tecnológica permitiu que fosse desenvolvida e que alavancou o mercado de telefonia no Brasil.  

 

Antes de saber o que significa Telefone IP de fato, é importante saber o que significa a sigla IP. 


IP é um termo muito popular, ainda que muita gente não tenha ciência de fato do que significa. O termo significa Internet Protocol, ou Protocolo de Internet, em português. 

 

Uma boa forma de explicar o que é o IP, é o comparando com o CPF de uma pessoa física. O IP é o número de identificação de conexões e dispositivos, cada um em um número próprio e único, assim como cada pessoa tem um CPF.

 

Agora que já sabemos o que é o Protocolo de Internet fica mais fácil de entender o que é o Telefone IP e como ele funciona.

O que é um Telefone IP?

 

O Telefone IP é uma tecnologia que une dois ou mais usuários através de IP (Protocolos de Internet) disponíveis. Ou seja, ele transmite voz por meio de rede de dados e não necessita de uma linha telefônica para isso.

 

Dessa forma, sua empresa ganha mais economia, flexibilidade, produtividade, agilidade e eficiência nas chamadas internas e externas. Esses tipos de Telefones IP também são muito conhecidos como SIP, VoIP ou Softphones.

Como funciona uma tecnologia de telefonia IP?

 

Inicialmente a voz é captada e transmitida como sinal analógico, a forma mais tradicional. Em seguida, os dados vocais analógicos são convertidos em informação binária e lançados por protocolo TCP/IP.

 

Para que esse processo seja bem sucedido, é importante que você instale um software chamado PABX IP, que proporciona o uso da comunicação VoIP (Voice over Internet Protocol, ou Voz por IP, em português). 

 

O PABX IP atua como uma central telefônica que administra a operação de todos os aparelhos em funcionamento na empresa.

 

Esse software permite que você faça ligações para outro computador, telefone fixo, celular, tablet, notebook, ou qualquer outro dispositivo que esteja conectado à internet. 

 

É importante lembrar que, para o sistema funcionar da melhor forma, é primordial que você conte com os seguintes itens básicos: microfone, alto-falante, fones de ouvido e uma boa conexão com a internet. 

 

Além disso, você consegue fazer bloqueio de chamadas, configuração de ramais, desvio de chamadas, gravações, entre outras funcionalidades. A tecnologia também permite a conexão entre a internet e as telefonias tradicionais, permitindo que os telefones IP consigam fazer contato com os aparelhos comuns.

Telefone IP e VoIP são a mesma coisa?

 

Podemos dizer que as ferramentas que fazem o uso da tecnologia IP têm funcionalidade bem semelhante, como o caso do Telefone IP e o VoIP. Entretanto não são a mesma coisa, existe sim diferença entre esses dois meios de comunicação.

 

Explicando de maneira simples, o Telefone IP engloba as tecnologias de rede e os equipamentos que utilizam o Protocolo de Internet, já o VoIP é a própria transmissão de voz por meio da internet. 

 

Resumindo, o VoIP é o resultado final, ele precisa de uma estrutura de Telefonia IP para que a comunicação aconteça. 

Quais as vantagens de utilizar o Telefone IP?

 

Existem vários benefícios que essa tecnologia oferece, mas as principais são:

 

- Mais produtividade da equipe

- Mais flexibilidade, agilidade, eficiência e eficácia

- Promove a redução de custos da empresa, já que não é necessário um contrato com operadoras de telefonia 

- Mais qualidade na comunicação, sem ruídos e interferências 

Quais tipos de Telefone IP existem?

 

Hoje existem alguns tipos de Telefones IP que você pode optar, são eles:

Softphones


Softphones são softwares fornecidos pelas operadoras VoIP que possibilita a empresa fazer chamadas de voz através de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet. 

IP USB


O IP USB é basicamente um aparelho semelhante ao tradicional que se conecta via USB a um computador, permitindo receber e realizar chamadas através de um software. Esse tipo de Telefone IP funciona, mas tem as funcionalidades bem limitadas.

ATA


A sigla significa Adaptador de Telefone Analógico, a função dele é pegar o sinal inicial analógico de um aparelho tradicional e o converter em dados digitais, para que assim seja transmitido via internet. 

O que levar em conta na hora de escolher

 

É muito importante considerar algumas coisas antes de adquirir seu Telefone IP. A boa qualidade da chamada e a integração dos serviços está diretamente relacionada ao aparelho utilizado e à conexão com a internet. 

 

Então, antes de optar por um Telefone IP, é importante levar em conta: 

Conectividade


É importante considerar a quantidade de saídas de rede, isso precisa estar de acordo com o número indicado em seu projeto.

Configuração


O Telefone IP é um aparelho que será muito utilizado na rotina do dia a dia, portanto é importante adquirir um de configuração simples, que não gere dor de cabeça e desconforto aos usuários. 

Facilidades das teclas


Opte por um aparelho que traga facilidades e otimize o seu trabalho. Ter um botão para silenciar sua voz durante a chamada pode ser muito útil; discar o número de telefone e não precisar apertar um botão para ligar logo em seguida, são funcionalidades simples que podem fazer muita diferença. 

Softphones


Essa opção permite que você utilize seu ramal em qualquer dispositivo, basta ter conexão com a internet, onde quer que você esteja. Sua empresa ganha muito mais mobilidade, agilidade e eficiência.

Se você deseja ter uma comunicação de qualidade, sem ruídos e interferências, com mais economia, flexibilidade, produtividade e satisfação, investir em um Telefone IP é uma excelente opção. 

 

É importante ser criterioso na hora de escolher a fornecedora onde vai adquirir seu aparelho, uma vez que um equipamento de qualidade faz toda diferença na qualidade da sua chamada. 

 


Posts Relacionados

Número 0800: O que é e quais as vantagens?

A Discagem Direta Gratuita (DDG), mais conhecida como 0800, é muito popular aqui no Brasil. Esse serviço possibilita...Saiba Mais

O que é ramal de empresa?

Uma telefonia eficiente deve ser o ponto forte de qualquer negócio. Para isso, empresas oferecem possibilidades de...Saiba Mais

Impacto Automação © Todos os direitos reservados