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VOIP SIP: Você já ouviu falar?

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VOIP SIP: Você já ouviu falar?

Com certeza você já ouviu falar no termo VOIP ou SIP pelo menos uma vez. Mas, será que você realmente sabe o que é? SIP e VOIP são siglas que podem ser confusas para as pessoas em geral, porém fazem parte de uma tecnologia que veio para ficar. Nesse artigo reunimos tudo que você precisa saber sobre elas.

O que é SIP e VoIP?

O Session Initiation Protocol (SIP) – em português, Protocolo de Iniciação de Sessão – é um código aberto, que qualquer pessoa pode utilizar para se comunicar com outros usuários. Mesmo que, inicialmente, tenha sido criado com o foco para telefonia, atualmente o SIP tem diversos segmentos, sendo alguns deles eles:

 

  • Plataformas de ensino;

  • Jogos eletrônicos e digitais

  • Plataformas de gerenciamento de informações que exigem segurança;

  • Produtos comerciais

  • Unidade de resposta audível (URA) e menus, o cliente escolhe e digita a opção do departamento com o qual quer falar;

  • Gravações de chamadas, não perca nenhuma conversa importante;

  • Espera personalizada, enquanto espera o cliente ouve uma música ou informações sobre sua empresa;

  • Horários de atendimento, configure os horários de disponibilidade e indisponibilidade;

  • Relatórios de ligações, controle em tempo real;

  • Salas de conferências, faça reuniões por telefone;

  • Siga-me e redirecionamento de chamadas, atenda de onde estiver;

  • Transferências, transfira para qualquer ramal;

  • Fácil e rápida implantação;

  • Baixo investimento inicial;

  • Sem custo com manutenções;

  • Aumento de desempenho dos colaboradores;

  • Configuração simples e fácil;

  • Integrações com outros softwares, entre outros.

 

O Voice over IP (VoIP) – em português, “Voz sobre IP” – é uma tecnologia que permite a realização de chamadas por áudio através da internet com o auxílio de alguns softwares, desde que se tenha uma boa conexão para garantir a qualidade da comunicação.

 

Portanto, quando você faz uma chamada utilizando VoIP, sua voz é convertida em um sinal digital e transmitida pela internet até o destinatário. Dessa forma, é possível ligar para números, fixos ou móveis, utilizando aplicativos para se comunicar.

 

A tecnologia VoIP tem o foco chamadas corporativas, mas pode se adequar a necessidades de qualquer pequeno negócio. Como não utiliza a telefonia convencional, as ligações se tornam mais baratas e integram todos os setores da empresa. Por isso, não é equívoco afirmar que é realmente uma tecnologia do nosso presente e futuro.

VoIP: Quais as suas vantagens?

São inúmeras as vantagens que se ganha ao escolher por utilizar VoIP, dentre elas as principais são:

Redução de custos 

A redução de custo sempre é bem-vinda em qualquer circunstância, e com a tecnologia VoIP, as chamadas são realizadas através da internet, o que reduz significativamente o gasto com ligações locais, interurbanas e até internacionais. Além disso, o VoIP permite que a comunicação entre ramais seja totalmente gratuita.

 

Dessa forma, grandes e pequenas empresas conseguem trabalhar com recursos variados e de alta tecnologia, sem a necessidade de depender de grandes quantias do orçamento. Em médio e longo prazo, isso representa uma economia significativa para o negócio.

Escalabilidade

A telefonia tradicional é engessada, sendo trabalhoso e, às vezes, até custoso inserir um novo usuário à estrutura da empresa. Já com o VoIP a capacidade de escalabilidade é ágil, o que permite adicionar novos usuários de forma fácil e rápida, bastam alguns cliques na plataforma.

Mobilidade em atendimentos 

Não há necessidade que o colaborador pare seus atendimentos para se locomover ou por estar em home office. É possível que, através de softphones, realize ligações por smartphones, computadores ou até telefones IP. Basta que estejam conectados à internet!

 

Outras vantagens que se tem ao utilizar VoIP:   

E por onde devo usar o VoIP?

Softphone:

 

O softphone é um software oferecido por operadoras e também por outras soluções de telefonia baseadas em VoIP. Ele pode ser instalado em dispositivos como computadores, tablets ou smartphones e permite ao usuário fazer e receber chamadas pela internet sem precisar de um telefone convencional.

 

E para realizar as ligações através de computadores recomenda-se o uso de headsets, que são fones com microfones, de entrada USB. Dando maior garantia de qualidade ao áudio durante as ligações.

 

Exemplos de softphones: MicroSip, MySiP, PortSip, entre outros.

Telefone IP: 

O telefone IP é muito semelhante a um telefone comum, com a diferença de que é um aparelho específico para VoIP. Possui conectores idênticos aos das placas de redes de computadores ao invés de conectores padrões telefônicos. São conectados a energia e à internet.

Telefone tradicional com um ATA:

 

Para quem deseja fazer e receber ligações VoIP no seu número de telefone fixo com aparelho analógico, é necessário um Adaptador de Telefone Analógico (ATA).

 

Esse aparelho é um conversor conectado à tomada de telefone ou ao roteador. Ele transforma o sinal analógico em dados digitais para transmissão pela internet. Em alguns casos são necessárias algumas configurações de rede para garantia do funcionamento.

PABX Virtual 

Essa é a forma ideal para as empresas implementarem um sistema de telefonia VoIP. Ele centraliza todas as chamadas e informações em nuvem e, ao contrário dos sistemas tradicionais, dispensa grandes investimentos em equipamentos físicos, cabeamentos, estrutura e manutenções de alto custo.

O VoIP precisa de um link dedicado?

A boa notícia é que a tecnologia VoIP não utiliza muita largura de banda – Cada ligação ativa consome entre 50kb a 100kb. Entretanto, normalmente é preciso um pouco mais que isso para atender as necessidades de chamadas e uso simultâneo. Por isso o ideal é contar sempre com uma rede estável e com boa velocidade de conexão. 

O VoIP e os dados móveis

Na época do 3G ainda era impossível ter uma conexão estável em um dispositivo móvel para realizar uma chamada VoIP e, ainda assim, garantir a qualidade da chamada. Mas, com o 4G isso mudou. O 4G já possui a velocidade ideal para garantir uma boa qualidade na ligação do início ao fim. Garantindo a mobilidade nos atendimentos externos.

 

O SIP e o VoIP não são mais tecnologias em “teste” ou passageiras. Se tornaram parte da nossa realidade e, com certeza, farão parte do nosso futuro. Deixando totalmente para trás toda a telefonia convencional que, hoje, já se tornou obsoleta.

 

E agora que você já sabe a diferença entre SIP e VoIP e já viu o quanto essas tecnologias podem ser úteis, efetivas e econômicas para o seu negócio, basta escolher o plano que melhor atenderá às suas necessidades.  Leve essa realidade para sua empresa e a torne mais profissional e competitiva!

 

 

 



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