Controle de ponto: o que é e como aplicar à jornada de trabalho
O controle de ponto é uma ferramenta essencial para que as empresas consigam evitar prejuízos financeiros e questões problemáticas com a Justiça do Trabalho, visto que desde os anos 1980 consta como obrigatório perante o art. 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Esse sistema é o responsável por registrar toda a jornada de trabalho dos funcionários de uma empresa. Nele, constam informações como horas extras, atrasos, faltas e outros dados que precisam ser coletados para serem registrados através da folha de pagamento.
Sendo assim, a adoção de um bom sistema de pontos é essencial para que a empresa consiga estabelecer um controle eficaz e executar tarefas burocráticas de forma mais otimizada e organizada.
Controle de ponto: o que é e como aplicar à jornada de trabalho
O controle de ponto é utilizado por diversas empresas para garantir uma gestão eficiente em relação à frequência dos seus funcionários, bem como os registros de horas extras e outras questões, como as pausas para almoços, por exemplo.
Assim, ele será responsável pelo registro de toda e qualquer ação dos colaboradores para que isso seja determinado através de documentações exigidas para comprovação de práticas legais no ambiente corporativo.
Funcional e necessário, o controle de ponto sistematizado, desde o momento que passou a ser utilizado, vem facilitando a vida de muitas empresas. Basta imaginar que esta gestão ao ser executada manualmente poderia ser bem mais demorada e complicada.
Através desse controle, o departamento de Recursos Humanos contará com as informações necessárias dos colaboradores e das suas jornadas de trabalho para que estas estejam de acordo com as determinações legais.
Em geral, funcionários que estejam sob um regime celetista, por exemplo, precisam cumprir uma jornada de trabalho de no máximo 8 horas diárias, somando assim 44 semanais e 220 mensais. Isso tudo será registrado através desse sistema.
Em acordo com a CLT, no entanto, essas jornadas podem ser estendidas ou reduzidas, mas isso precisa ser previamente estipulado em contrato com os colaboradores.
Sendo assim, registrar jornadas diferenciadas pode ser uma tarefa complicada, mas a utilização de sistemas para controle de ponto facilita a gestão e permite organizar essas questões de forma simples e otimizada.
Principais métodos para registro de pontos
Existem diversos softwares e equipamentos no mercado atualmente que realizam essa função. Portanto, cabe à empresa escolher qual desses métodos e sistemas se encaixa melhor no seu perfil e atenderão às suas necessidades de modo eficiente.
Um dos métodos mais baratos e um dos primeiros a surgir foi o livro de ponto. Ele costumava ser visto em empresas de pequeno porte, visto que se trata de um livro, como o nome sugere, no qual são anotados manualmente todos os horários.
Mas, com a modernização de aparelhos, esse modelo acabou ficando obsoleto pela falta de eficiência, precisão e agilidade nos registros.
Posteriormente, surgiram os controles de pontos mecânicos, nos quais eram utilizados cartões por parte dos funcionários e eles eram registrados através de máquinas presentes na empresa.
Chegando à história mais recente desse sistema, foram criados os controles de controles de ponto online. Nesse caso, eles contam com estruturas mais modernas e otimizadas, garantindo segurança e eficácia quanto ao registro de horários.
Toda a gestão pode ser conferida em tempo real através dos softwares, que contam com armazenamento em nuvem e podem ser acessados a qualquer momento. Esses registros poderão ser realizados através de diversos dispositivos, como computadores e celulares.
Além disso, os sistemas também garantem certa autonomia aos colaboradores, que terão acesso às suas jornadas e poderão controlar horas extras e outras informações, garantindo uma relação de transparência entre o funcionário e a empresa.
Essas ferramentas possuem uma grande capacidade de customização para atender às necessidades específicas das empresas de acordo com o porte. Por serem operados através de um armazenamento em nuvem esses sistemas oferecem uma maior segurança.
Na prática, isso significa que a empresa e os seus colaboradores terão o controle e a garantia de exatidão em relação ao ponto, além de toda a segurança e comodidade que esses sistemas podem fornecer à gestão empresarial.
Qual o controle de ponto é o ideal para minha empresa?
Para escolher a melhor solução de gestão de ponto para uma organização é necessário analisar caso a caso. Informações como tamanho da empresa e tipo de atividade e realização influenciam na escolha da melhor maneira de controlar o ponto de seus colaboradores.
Empresas muito pequenas, de até 5 funcionários, por exemplo, podem optar por adquirir relógio de ponto cartográficos, tendo em vista que é mais em conta e o número reduzido de funcionários também reduz o trabalho manual ao fim do mês.
Já para empresas com mais de 10 funcionários não é interessante uma opção de controle manual, pois o custo de somar todas batidas na apuração da folha de ponto inviabiliza. Nesses casos é mais recomendado utilizar um relógio de ponto eletrônico homologado.
Em empresas com vendedores externos ou com funcionários em home office só o relógio de ponto eletrônico pode não ser suficiente.
É fundamental que empresas nesse perfil utilizem sistemas de ponto web como apoio, pois assim os colaboradores podem registrar o ponto via celular em qualquer lugar.
Independente das características do seu negócio podemos te ajudar. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais a respeito das soluções de controle de ponto oferecido pela Impacto Automação através do nosso site.
Posts Relacionados
Cálculo de Rescisão: Entenda como fazer corretamente
Muitas dúvidas podem surgir no momento de calcular uma rescisão de trabalho, pois apesar de rotineira, é uma das...Saiba Mais
Como calcular DSR
O descanso semanal remunerado, ou simplesmente DSR, é direito do empregado no regime CLT previsto na Constituição...Saiba Mais