Por que usar ponto eletrônico para empresas?
O controle de jornada dos colaboradores é uma das tarefas que mais demandam tempo e atenção da equipe de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. É uma atividade obrigatória por lei no nosso país, tanto para o funcionário, quanto para o empregador.
Um controle de ponto de qualidade leva diversos benefícios para as empresas, além de evitar prejuízos que podem ser fatais para o seu negócio.
Hoje, com tantas opções de controle de ponto disponíveis, é totalmente compreensível que gestores tenham dúvidas sobre qual a melhor opção e se vale a pena de fato investir em algum modelo específico.
Por esse motivo criamos esse conteúdo. Aqui vamos te falar tudo sobre o ponto eletrônico para empresas, suas funcionalidades e custo-benefício. Se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir nesse modelo de controle de ponto, fique ligado nesse conteúdo porque ele é para você. Confira!
O que é ponto eletrônico para empresas?
O equipamento de ponto eletrônico é o modelo mais moderno do mercado de controle de jornada.
Anteriormente, a jornada de trabalho era controlada manualmente, através do livro de ponto. Logo os gestores perceberam a ineficácia dessa modalidade e surgiu a necessidade de um equipamento mais tecnológico, que oferecesse mais segurança e praticidade à equipe de Recursos Humanos no fechamento da folha de ponto.
A partir dessa necessidade surgiu o ponto eletrônico, garantindo mais segurança, praticidade, modernidade e agilidade na atividade de controle de jornada dos colaboradores do seu negócio.
Mas como funciona o ponto eletrônico? O relógio de ponto eletrônico é um equipamento que precisa ser fixado em algum local de fácil acesso da sua empresa, nele seus colaboradores podem inserir o registro de ponto através da leitura biométrica, senha e cartão de proximidade.
Assim que o colaborador registra o ponto, o equipamento emite um comprovante físico impresso, como exigido pela legislação na Portaria 671.
Além disso, a fim de oferecer ainda mais mobilidade e agilidade à equipe, o ponto eletrônico físico pode ser integrado a um sistema de gerenciamento de ponto online. Esse sistema mantém armazenado em nuvem todas as informações de registro, diminuindo as chances de prejuízo com perdas de dados.
Por que usar o ponto eletrônico para empresas?
Se você também compartilha dessa dúvida, vamos acabar com ela agora! Confira abaixo 5 motivos para usar o ponto eletrônico para empresas.
1 - Mais praticidade
Uma coisa podemos afirmar: quanto menos mãos humanas passarem pelo processo, mais prático se torna. Isso porque o equipamento eletrônico realiza tarefas automaticamente que antes a equipe responsável levava horas para executar.
Por exemplo, a reunião dos dados de registro para o fechamento da folha antes era feita pela equipe do Departamento Pessoal manualmente, recolhendo cada cartão de ponto e verificando um por um. Com um equipamento eletrônico, você tem todos os registros armazenados em um arquivo local ou em nuvem, e pode acessá-los sempre que precisar.
2 - Mais economia
O equipamento eletrônico evita que você perca dinheiro com o pagamento de horas extras indevidas, já que a chance de fraudes e falhas no registro é quase zero. Além disso, você pode contar com uma equipe de RH mais reduzida, já que o processo de controle de jornada demandará menos tempo e atenção dela.
3 - Redução de custos
Se o ponto eletrônico não economizar o dinheiro da empresa, não é a solução ideal, certo? Combinando todas as vantagens desta solução, verifica-se que se consegue uma redução significativa de custos para o seu negócio.
Não se trata apenas de mudar rotinas e evitar que os funcionários façam horas extras indevidas, mas também de reduzir os passivos trabalhistas que causam danos financeiros à empresa.
4 - Otimização do trabalho do DP
Cálculos sem fim e burocracia dificultariam muito a vida do RH. Com o ponto eletrônico para empresas, o controle do tempo é otimizado e garante que o trabalho diário seja mais prático. A tecnologia também permite a publicação de relatórios e informações adicionais que possam ser necessárias.
Com a comodidade do horário eletrônico, as empresas podem considerar medidas para melhorar o ambiente de trabalho e, claro, revisar os custos associados às horas extras, turnos noturnos e outras possíveis variáveis no trabalho diário dos funcionários.
5 - Diminuição das fraudes na folha de ponto
Agora, sabendo mais sobre como funciona o horário eletrônico, você deve ter notado que é uma maneira mais segura de controlar seu horário de trabalho. Além de proporcionar maior precisão, também evita fraudes em alterações feitas por funcionários ou pela própria empresa.
Alguns aplicativos específicos fornecem até mesmo um serviço para reforçar essa segurança. Nesse caso, o funcionário deve tirar uma foto para comprovar sua identidade ao se cadastrar para pontos. Isso impede uma pessoa de se passar por outra.
Ainda tem dúvida se vale a pena investir em um ponto eletrônico para empresas? Conversa com a gente! Temos os melhores modelos do mercado disponíveis para o seu negócio.
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