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PABX Digital: como funciona e por que investir?

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PABX Digital: como funciona e por que investir?

Se você é um gestor de empresas, já deve ter utilizado ou ouvido falar do PABX Digital, já que é uma tecnologia nova e muito utilizada.

 

Nesse artigo vamos te falar sobre a funcionalidade da tecnologia e quais os benefícios de investir nela. 

O que é PABX?

 

O PABX é uma tecnologia que integra linhas e ramais, oferecendo maior eficiência, produtividade e organização para a comunicação interna e externa da sua empresa.


Talvez você já saiba o que é o PABX e o que ele faz, mas você conhece a história por trás dele? É muito interessante saber do seu surgimento e como se deu sua evolução até o dia de hoje. 


Tudo começou em meados dos anos 60, quando um grupo de advogados elaborou e produziu o primeiro sistema de PABX. Entretanto, por ser uma tecnologia nova no mercado, ainda era muito rudimentar. 

 

A princípio era necessário que um operador humano direcionasse chamada por chamada de forma manual. Na época, era comum que  as empresas contratassem seus próprios operadores para que organizassem as linhas compradas ou alugadas. 

 

Com o passar do tempo e com a evolução tecnológica, o PABX também foi se modernizando. Foi se automatizando cada vez mais e ganhando mais funcionalidades e benefícios.

 

Hoje existem algumas opções diferentes dessa tecnologia, são elas:

 

  • PABX analógico/Tradicional/Físico

Essa é a opção mais básica e mais barata, os recursos são bem limitados, mas é muito utilizada por empresas de pequeno e médio porte. Ele funciona por meios de telefonias

 

  • PABX Digital

Essa opção é a mistura dos recursos do PABX analógico com funções digitais mais modernas, o que o permite a incorporação de um maior número de linhas telefônicas e ramais.

 

Essa opção utiliza o sistema VoIP (Voz por IP), o que permite que a equipe seja mais produtiva e com mais flexibilidade, podendo se comunicar de onde estiver, basta ter acesso a qualquer dispositivo com internet. 

 

  • PABX Híbrido

O PABX Híbrido agrega as melhores características do PABX analógico e digital, e a tecnologia VoIP. Resumindo, ele é a fusão de todos os PABX anteriores, podendo utilizar ora um ora outro. 

 

É o que tem de mais moderno no mercado quando se trata de PABX. Essa tecnologia consiste em um software integrado à nuvem, ou seja, permite que os colaboradores acessem seus ramais através de celulares, tablets, computadores, ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet. Pode ser instalado de forma local ou em nuvem.

 

Diante de tantas opções, tantas funções e tantos benefícios, é fácil ficar em dúvida da melhor opção para a sua empresa. 


Por isso, vamos falar um pouco mais sobre o PABX Digital, uma opção com ótimo custo-benefício e qualidade, principalmente para empresas tradicionais de médio e grande porte.

O que é o PABX Digital e como funciona

 

O PABX Digital é uma versão mais moderna, sofisticada e tecnológica do analógico, mantendo os recursos e benefícios do mesmo. 

 

Com a implantação do digital no PABX analógico, é possível ter um maior número de linhas telefônicas e ramais, gerando mais economia e produtividade, e, consequentemente, funcionários e clientes mais felizes e satisfeitos. 

 

Por ser mais moderno, seu sistema permite funções mais avançadas, como seleção automática de linhas, transferência entre ramais ou limitar a duração de chamadas.

 

Uma desvantagem é que o PABX Digital ainda necessita do equipamento físico, portanto requer todo um custo com instalação, manutenção, atualização e contratação de técnicos especializados. Por outro lado, esses custos são mais baixos que os do PABX analógico.   

Benefícios de utilizar o PABX Digital

 

Com o PABX digital você pode contratar da operadora de telefonia uma faixa de linhas virtuais que podem ser encaminhadas diretamente, isto é, não precisam passar por um atendimento manual ou automático para um grupo ou ramal dentro do sistema.

 

Além disso, o PABX Digital também tem a função de secretária eletrônica, que realiza um atendimento automático inicial, o que facilita a apresentação.

 

E, como já citamos, é possível interligar unidades/filiais, realizar ligações de qualquer local através de um dispositivo móvel conectado à internet, fazer conferências com duas ou mais pessoas, gravar e identificar chamadas, entre outras funções.

As vantagens mais procuradas no PABX Digital são:

 

URA: Unidade de Resposta Audível (URA), é um pré-atendimento automático que permite que você grave uma mensagem personalizada, além de realizar o direcionamento das chamadas para os ramais.

 

Sala de Conferência: A sala de conferência permite reunir dois ou mais ramais e cada usuário pode gerenciar a sua própria. Assim, você pode reunir seus funcionários de diferentes filiais e locais em uma mesma reunião.

 

Mesa Operadora: é a melhor forma do gestor monitorar o atendimento da sua empresa. Na mesa operadora, você tem acesso aos ramais online (verde), offline (vermelho), em ligação (azul) e os que estão tocando (amarelo). Também é possível identificar o tempo da ligação e a linha que o operador está falando.


Facilitando a comunicação interna e externa, você tem funcionários e clientes mais felizes e satisfeitos e, consequentemente, maior produtividade e lucro. 

Considerações finais

 

O PABX Digital é a melhor opção para grandes empresas tradicionais que ainda tem receio na transição do analógico para o virtual, já que conta com os benefícios do PABX físico tradicional e as funcionalidades do PABX Digital.

 

Apesar de ainda utilizar o equipamento físico, os custos são bem menores que os do PABX Analógico. Logo, podemos dizer que essa opção oferece um maior custo-benefício. 

 

Por esse motivo o PABX Digital é a melhor opção para empresas de médio e grande porte: apesar de ter recursos digitais, ainda requer custos com o equipamento físico que empresas de pequeno porte não sustentariam.

 

Investir em uma comunicação/atendimento de qualidade é investir no futuro da sua empresa, já que você está investindo também em maior produtividade, maior lucratividade, e clientes e funcionários mais felizes e satisfeitos.

 


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