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Qual a diferença entre telefone VoIP e analógico?

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Qual a diferença entre telefone VoIP e analógico?

Desde o seu surgimento em 1876, a telefonia passou por diversas mudanças, revolucionando a comunicação entre as pessoas, ainda mais depois que a internet se popularizou.

 

A invenção do telefone foi muito importante para o desenvolvimento do mercado de trabalho, pois é a principal forma de contato entre cliente e empresa. 


No decorrer do tempo, o aparelho ganhou vários formatos, e foi evoluindo junto com a tecnologia.


Em meados de 1995 surgiu o primeiro VoIP, do inglês Voice Over Internet Protocol (voz por protocolo de internet). 


A tecnologia cresceu rapidamente, no mesmo ano 3 empresas diferentes adotaram o software como padrão de comunicação.

 

Sabemos da importância do telefone analógico e do VoIP para a comunicação interna e externa de empresas, mas você sabe a diferença dessas duas versões?

Telefone analógico

 

O primeiro telefone analógico surgiu acidentalmente, quando tentavam aperfeiçoar as transmissões do telégrafo. A estrutura do telégrafo era bem parecida com a do telefone, entretanto só era possível enviar uma mensagem por vez.

 

Graham Bell foi quem percebeu a possibilidade de um conceito novo ao telégrafo, possibilitando múltiplas mensagens ao mesmo tempo. Depois de muitas tentativas, em 1875, o norte-americano conseguiu utilizar a eletricidade para conduzir a voz humana.

 

O sucesso só foi confirmado no dia 10 de março de 1976, hoje marcado como o "Dia do Telefone", quando Bell transmitiu suas primeiras palavras, que foram: “Senhor Watson, venha cá. Preciso falar com o senhor”, depois de acontecer um acidente no laboratório onde trabalhavam. 

 

Em 1977, Graham Bell fundou a Companhia Telefônica Bell, que logo se tornou a American Telephone & Telegraph, a maior companhia telefônica do mundo.

Mas como funciona o telefone analógico?   

 

O telefone analógico depende de uma rede de fios de cobre e fibra óptica que transportam os dados de voz analógicos, essa rede também é conhecida como Rede Telefônica Pública Comutada (PSTN). 

Telefone VoIP

 

O VoIP surgiu em meados de 1995, e foi originalmente desenvolvido para chamadas mais distantes ou internacionais. 

 

Porém, a tecnologia cresceu tão rápido que em menos de 20 anos revolucionou a comunicação mundial.

 

O software foi desenvolvido a partir da necessidade de um meio de comunicação em tempo real mais econômico. Inicialmente, não era possível realizar chamadas além da de voz. 

 

O sistema é, basicamente, a comunicação de voz através da internet, ou seja, ao invés de uma operadora levar um cabeamento para sua empresa, libera uma conta online e faz todo o processo de configuração remotamente. 

 

Diferente do telefone analógico, o VoIP não requer nenhuma passagem de cabos, visitas técnicas para configurações, manutenções, instalações, entre outros.

Telefone Analógico x Telefone VoIP

 

Agora que já sabemos o que é um telefone analógico e o que é um VoIP, é importante saber qual deles é mais vantajoso para sua empresa.

 

Os aparelhos analógicos de telefone foram de grande importância para o crescimento do mercado e das empresas em si, mas com a evolução da tecnologia, surgiram opções mais vantajosas.

 

Atualmente, o VoIP é a melhor opção quando o assunto é a comunicação da empresa. Ele apresenta diversos benefícios a baixo custo, o que é ótimo para quem quer ter uma comunicação de qualidade, gastando pouco.  

Mais economia

 

Com o VoIP você tem acesso às ligações realizadas e aos seus custos, assim consegue ter um controle maior de gastos. Além disso, economiza cerca de 70% com ligações para celular e exterior.

 

Uma grande diferença para o telefone analógico é que não há o equipamento físico, portanto não há gastos com manutenções e estruturas. Tudo é realizado remotamente de forma mais rápida, fácil e econômica.

Mais flexibilidade

 

Por ser um sistema totalmente online, sem necessidade de cabeamento ou equipamentos físicos específicos, não há barreiras geográficas para seu uso. 

 

Isso significa que pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento, basta ter um dispositivo conectado à internet e um softphone.

 

Essa função é ótima em tempos de crescimento do home office, o funcionário pode “levar” o seu ramal para onde ele estiver, seja na empresa ou em casa.

Mais recursos

 

Com a telefonia tradicional, muitas vezes os usuários ficam presos a recursos limitados. 

 

O telefone analógico oferece recursos como:


  • Identificação de chamadas

  • Encaminhamento de chamadas

  • Bloqueio de chamadas

  • Chamadas em espera

  • Correio de voz

  • Chamadas domésticas e internacionais

 

Com o VoIP, os usuários têm todas essas funções tradicionais consideradas básicas e vários outros recursos avançados, como:


  • Encaminhamento avançado de chamada

  • Conferências

  • Integração com CRM

  • APPs para smartphones

  • Gravação de chamadas, entre outros.

 

Hoje, o VoIP oferece às empresas um melhor custo-benefício quando se trata de telefonia, é uma tecnologia que veio para ficar e que a cada dia ganha mais usuários.


A praticidade e o baixo investimento permite que não só grandes empresas adotem o VOIP, mas negócios dos mais variados tamanhos e segmentos.


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