Telefonia em Nuvem: como funciona e vale a pena investir?
Já reparou como hoje em dia a maioria das ferramentas e recursos que utilizamos estão localizados em nuvem? Internet Banking, aplicativo de fotos e mensagens, documentos, entre outros dispositivos que utilizamos no dia a dia.
O processo de comunicação não ficou para trás, se modernizou e hoje temos o que chamamos de Telefonia em Nuvem.
Esse tipo de telefonia é possível graças a uma tecnologia chamada Cloud Computing ou, em português, Computação na Nuvem. Essa novidade permite que seja usada toda estrutura disponível na internet sem que haja custos adicionais.
Também, por não utilizar equipamentos físicos ele consequentemente não apresenta limites geográficos. Portanto, os sistemas que utilizam o Cloud Computing, permitem o acesso de qualquer lugar do mundo, basta ter um dispositivo conectado à internet.
Por ficarem localizados em nuvem, a atualização desses sistemas são online e em tempo real, o que economiza tempo e dinheiro, além de evitar dores de cabeça.
O que é Telefonia em Nuvem?
A telefonia em nuvem é um sistema oferecido por empresas de tecnologia e comunicação que transfere a rede telefônica para a internet. Assim, não necessita de nenhum outro sistema para funcionar, como PABX ou cabeamentos telefônicos.
Resumindo, é uma central telefônica que se hospeda em servidores de internet. Ela converte a voz em pacote de dados que são enviados de um ponto a outro, como as mensagens de texto, áudios e imagens que enviamos via aplicativos de mensagens.
Muitos de vocês devem conhecer essa tecnologia pelo nome de VoIP, Voice Over Protocol Internet, ou Voz Sobre IP em português, criado em 1990.
Entretanto, na época que foi criado, a internet ainda não tinha a qualidade e velocidade que tem atualmente, o que fez do sistema um fracasso. Hoje, com a velocidade da internet e qualidade de conexão, o VoIP voltou a ser utilizado.
Como a Telefonia em Nuvem funciona?
A partir da transição da estrutura telefônica física para a internet, o sistema VoIP transforma sinais analógicos em digitais, o que permite que sejam enviados online. Assim, os sinais podem ser transferidos entre sistemas diferentes: computadores e smartphones, por exemplo; ou entre computadores e telefones convencionais.
Quando os sinais são transferidos entre sistemas diferentes, o sistema transforma o sinal de voz em um formato binário para que seja possível o envio. Como os sinais são digitais e transitam apenas na rede de dados, não é gerado nenhum custo na ligação.
Por outro lado, quando os sinais são transferidos de computadores para telefones convencionais, é necessário que o sistema transforme o sinal de voz analógico em digital, e esse serviço gera um custo. Porém, essa cobrança é mais barata do que uma ligação comum.
Quais as principais vantagens de investir em Telefonia em Nuvem?
Antes de decidir mudar da telefonia tradicional analógica para a telefonia em nuvem, é necessário entender a diferença entre elas, o custo-benefício e como se dá a sua prática no mercado.
Para te ajudar nessa decisão, separamos alguns principais benefícios da Telefonia em Nuvem. Veja:
Maior qualidade de voz
Uma vez que utiliza a rede IP e a conexão com a internet para fazer o tráfego do sinal de voz, oferece mais qualidade nas chamadas. É recomendado também que você tenha bons aparelhos telefônicos e softphones.
Menores custos
Já que essa tecnologia não requer equipamentos além dos disponíveis na internet, ou seja, não há necessidade de equipamentos físicos específicos, você economiza com instalações, manutenções, atualizações, contratação de técnicos especializados, entre outros.
Lembrando que, como já citado, uma vez que o sinal de voz é transmitido por rede de internet, não há taxas ou valores adicionais por chamadas de longa distância ou horários utilizados.
Flexibilidade e integração
Podemos dizer que essa é uma das maiores vantagens da Telefonia em Nuvem. Ela é indicada para todos os portes de empresas, desde as pequenas às grandes. As empresas de pequeno porte têm o benefício da implementação de baixo custo, fácil instalação e atualizações de baixo investimento.
As empresas de grande porte contam com os recursos de gerenciamento mais modernos e integração com os sistemas utilizados, como HelpDesk ou CRM, aumentando a produtividade e agilidade da equipe.
Outro fator importante é que o sistema, por estar localizado em nuvem, pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento, basta ter acesso à internet em um computador ou dispositivo móvel.
Essa vantagem é ótima para empresas que trabalham com home office, filiais ou que pretendem mudar de escritório.
Mais produtividade
Como citado no ponto acima, a telefonia em nuvem permite que os colaboradores acessem o sistema em qualquer lugar, a qualquer momento, basta ter acesso a um dispositivo com internet. Isso permite muito mais produtividade para a equipe, já que não é necessário um local fixo para entrar em contato com clientes e fornecedores.
Fácil Instalação e configuração
Como o sistema é em nuvem, todo processo de instalação, manutenção, configuração e atualização é realizado em tempo real, remotamente. Assim, você economiza tempo, dinheiro e evita dores de cabeça desnecessárias.
Menos burocracia
A telefonia em nuvem facilita o processo de contratação, migração de planos e até mesmo cancelamento de serviços, já que tudo é realizado online rapidamente.
Entretanto, é importante ficar ligado! Não são todos os provedores de IP que oferecem toda essa facilidade.
Desvantagens da telefonia em nuvem
Assim como qualquer outro sistema, a telefonia em nuvem não é perfeita, apresenta algumas desvantagens. Uma delas, e a mais relevante, é que por ser em nuvem, depende de uma boa conexão com a internet.
Por esse motivo, se/quando a sua empresa enfrentar alguma instabilidade com a energia elétrica ou com a internet em si, os ramais também não funcionarão.
Mas esse fator só pesa de fato para empresas que não contam com geradores elétricos ou têm falhas frequentes no sistema elétrico ou de internet.
Conclusão
Diante das informações apresentadas, podemos dizer que a tecnologia da telefonia em nuvem (VoIP) é uma ótima opção para você que quer melhorar a comunicação da sua empresa, aumentar a produtividade da equipe e pagar pouco por isso.
Lembrando que é importante avaliar, comparar e analisar bem as provedoras antes de contratar uma.
Posts Relacionados
Número 0800: O que é e quais as vantagens?
A Discagem Direta Gratuita (DDG), mais conhecida como 0800, é muito popular aqui no Brasil. Esse serviço possibilita...Saiba Mais
O que é ramal de empresa?
Uma telefonia eficiente deve ser o ponto forte de qualquer negócio. Para isso, empresas oferecem possibilidades de...Saiba Mais