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 Manutenção de PABX | Impacto Automação

Manutenção de PABX

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Manutenção de PABX

O conhecimento técnico para fazer manutenção de PABX é o básico de qualquer empresa de suporte. 


Ajudar o cliente a extrair o máximo de uma solução de telefonia, reduzir custos e obter melhores resultados é o que diferencia um parceiro de sucesso de um “apagador de incêndio”.


O termo “apagador de incêndio” é uma referência às empresas e profissionais que consertam o PABX do cliente em um momento de desespero e desaparecem até que outro problema deixe o cliente desesperado novamente.


E por que muitas empresas trabalham dessa forma? Falta de conhecimento? Comprometimento? Perfil do cliente? Não há como saber!


A única certeza é que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao sucesso dos seus clientes.


Neste post, você irá entender:


  • O tamanho do prejuízo relacionado à manutenção do PABX

  • Manutenção de PABX com uma parceria de sucesso

  • Manutenção do PABX tradicional vs. PABX virtual

Motivos para instalar um PABX em sua empresa

  1. Promove uma melhora considerável na qualidade do atendimento telefônico.

  2. Agiliza o atendimento das ligações.

  3. Você pode reter ou estacionar as chamadas de qualquer ramal.

  4. É possível bloquear ligações para DDI, DD, celular e chamadas á cobrar.

  5. Facilita a comunicação interna entre os departamentos e seções.

  6. Centraliza o gerenciamento das chamadas com uso da mesa (KS) ou TI (Terminal Inteligente)

  7. Otimiza o uso das linhas telefônicas, fazendo mais ligações com menos linhas

  8. Reduz custo com a telefonia, pois as centrais telefônicas dispõem de recursos como; VOIP, Interface de celular e correio de voz.

  9. Segurança e sigilo eliminando as antigas extensões, pois cada ramal é individual.

  10. Tornar sua empresa mais competitiva, aumentando a produtividade dos colaboradores , já que com  uma central telefônica operando, sua empresa ganha mais  tempo para outras tarefas.

Projetos e instalações

As instalações de equipamentos seguem o padrão e norma técnica de cada marca. O técnico instalador tem por objetivo executar o projeto de telefonia de acordo com as “especificações técnicas” orientada pelos fabricantes de cada equipamento.

A importância de realizar manutenção no PABX

Os aparelhos PABX (em inglês Private Automatic Branch Exchange), são centrais telefônicas utilizadas com frequência no ambiente corporativo, para otimizar a comunicação interna e externa da empresa, integrando linhas e ramais.


Com o uso de um desse aparelho é possível receber e realizar chamadas internamente através dos ramais e externamente também, através de um único número. 


São muitas as vantagens obtidas com a instalação de um sistema PABX e para que os aparelhos continuem apresentando bom desempenho, mesmo após um longo período de uso, é fundamental realizar a manutenção do PABX.

O tamanho do prejuízo relacionado à Manutenção de PABX

Empresas com problemas frequentes em telefonia é bastante comum. Em muitos casos, ou na maioria deles, o problema é simples de ser resolvido e com menor custo a médio e longo prazo.


Olhando com uma visão mais ampla, você é capaz de determinar o tamanho do prejuízo para o seu negócio toda vez que a solução de telefonia fica inoperante?


Com certeza, empresas que fazem vendas ou prospecção de clientes por telefone, por exemplo, têm um prejuízo muito maior com problemas recorrentes na telefonia se comparadas às empresas com outros modelos de negócio.


E apesar de existirem outros meios de comunicação com os clientes como e-mail, chat, sms e até mesmo redes sociais, o telefone continua sendo de grande importância.


Seja para o fechamento de um negócio, fazer follow-up, pós-vendas, atendimento ao cliente ou diversas outras atividades.


É claro que existem diversas empresas em diversos segmentos e algumas com maior dependência dos telefones do que outras, mas por menor que seja essa dependência, problemas recorrentes podem manchar uma boa reputação que foi difícil de ser conquistada.

Quais as vantagens em fazer manutenção de PABX?


A manutenção do PABX garante uma maior produtividade, já que facilita a comunicação entre os departamentos e diminui os custos fixos.


Mas muitas dúvidas surgem na hora pesquisar onde fazer essa manutenção. Será que somente o valor importa?


Além do valor, é preciso optar pela escolha de uma empresa confiável e renomada no mercado, assim, poderá ter garantias maiores, englobando a escolha do melhor sistema para cada necessidade e melhores contratos de manutenção preventiva.

Manutenção de PABX e uma parceria de sucesso

Encontrar clientes descontentes com antigos responsáveis pela manutenção de sua central telefônica é algo até normal para empresas que os levam a sério.


Vários são os motivos e quase sempre por falha do mantenedor.


Quase sempre porque muitos clientes também não dão a importância que a solução de telefonia merece.


Para clientes que estão em busca de obter sempre os melhores resultados, o que esperar da empresa especializada em manutenção de PABX?

O que levar em conta na manutenção de PABX 

Custo-benefício

O preço da manutenção de PABX em si não é a única coisa que deve ser considerada. 


Afinal, um preço inicial muito baixo pode causar um grande prejuízo no futuro, já que a manutenção de PABX pode não ser exatamente o que sua empresa estava procurando.


Por isso que um empresário ou gestor deve avaliar também qual é o benefício que será conquistado a longo prazo, principalmente com relação à manutenção. 


Este tipo de cuidado com a manutenção de PABX oferece mais tranquilidade e a certeza de que sua empresa poderá crescer tranquilamente, sabendo que o sistema será capaz de atender todas as novas demandas.

Manutenção depois da instalação de PABX

Poucas empresas se preparam para a manutenção do sistema e fecham contratos focados somente na implantação do PABX. 

Manter a manutenção em dia é garantir o bom funcionamento e assegurar que todo o investimento realizado na manutenção de PABX não tenha sido em vão.

Realizar manutenção de PABX com eficiência

Manutenção de PABX é óbvio, o básico, até por ser a especialidade da empresa.


Ainda que seja o básico, eficiência e agilidade na resolução do problema é um diferencial.


O prejuízo de um cliente com a solução de telefonia inoperante, muitas vezes, é incalculável. Sim, incalculável.


Pense em uma grande empresa que faz telemarketing ou televendas, como preferir. Quanto essa empresa deixa de faturar por cada minuto inoperante? Provavelmente muito dinheiro.


Um ponto importante, até mesmo para empresas eficientes e comprometidas, é a prioridade de atendimento para clientes com contrato de suporte mensal em relação à clientes com chamados avulsos.


Contratos de manutenção de PABX normalmente possuem benefícios como:


  • Chamado técnico ilimitado

  • Manutenção preventiva

  • Equipamento backup/nuvem

  • Apoio juntos às operadoras de telefonia

  • Consultoria geral em Telecom

Buscar a real causa do problema (e propor a solução definitiva)

Nem sempre o problema está na central telefônica. Mas ainda que o PABX não fique totalmente inoperante, ramais que ficam mudos ou com ruídos constantemente, prejudicam a operação.


Em uma situação como essa, por exemplo, o grande problema pode ser uma infraestrutura de cabeamento precária.


É responsabilidade da empresa propor a solução que pode ser refazer todo o cabeamento de voz ou até mesmo um projeto de cabeamento estruturado, mais caro a curto prazo, mas com muitos benefícios a médio e longo prazo, tais como:


  • Ramais estáveis por um longo tempo

  • Melhora na performance da rede de computadores

  • Diminuição do tempo de inatividade

  • Redução de custos de manutenção

Busque empresas que oferecem suporte para a manutenção do seu PABX

A manutenção dos aparelhos PABX e todo seu sistema pode ser realizada de maneira corretiva ou preventiva, de acordo com a orientação dos profissionais do ramo que avaliam o sistema, verificam a necessidade de substituição de componentes e demais procedimentos. 


Existem vários modelos e marcas de PABX no mercado, indicados para cada tipo de projeto e que também se diferenciam quando se trata de manutenção.


Por esse motivo, ao contratar a manutenção do PABX, é fundamental contar com os serviços de uma empresa especializada na venda, locação, consultoria e suporte.


Busque empresas que se destaquem no mercado por:


  • Possuir uma equipe técnica especializada, com experiência e certificações obtidas com as fabricantes dos produtos;

  • Oferecer em seus contratos a opção de suporte 24h, auxiliando seus clientes em todas as etapas de seu projeto, com atendimento presencial ou remoto;

Manutenção do PABX tradicional vs. PABX virtual

Nesse momento, você já deve ter percebido que a manutenção de PABX tradicional não é algo tão simples e custa mais dinheiro, certo?


Normalmente são processos menos eficientes, pois o técnico precisa se deslocar até a empresa.


Já uma solução de PABX virtual, o PABX na nuvem, exige muito menos investimento desde o início, pois não exige a compra de uma central telefônica nem custo de equipe técnica no local para fazer a instalação e distribuição de ramais.


Toda a manutenção é ágil e feita remotamente. Geralmente, são soluções completas com gravador de ligações, URA e outras ferramentas para acompanhar a operação em tempo real e extrair relatórios de produtividade para identificar e corrigir falhas.

Algumas das principais fabricantes de Central telefônicas

  • Intelbras

  • Panasonic

  • Siemens

  • Azuton

  • VT Call

 

O comprometimento com o sucesso do cliente vai muito além da manutenção de PABX com excelência e agilidade. 


É preciso estar junto com o cliente, conhecer a operação e apresentar soluções para a conquista de melhores resultados.


Quer ver mais conteúdos como esse? Então não deixe de ler o artigo “Operadora Voip” ou de conversar com nossos técnicos especialistas em PABX







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