Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home1/ponto240/impactoautomacao.com.br/includes/geolocation.php on line 124
 O que é PABX e quais opções existem? | Impacto Automação

O que é PABX e quais opções existem?

> Telefonia em Nuvem > Blog > Início

O que é PABX e quais opções existem?

O que é PABX e quais opções existem?

 

Você sabia que ter uma comunicação interna e externa de qualidade melhora a eficiência, produtividade e até lucratividade da sua empresa?

 

A central telefônica é a melhor maneira de manter a comunicação do seu negócio rápida e assertiva, deixando seus clientes e funcionários mais satisfeitos.

 

O PABX, do inglês Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), é uma central telefônica criada na década de 60 por um grupo de advogados. 

 

Inicialmente, o processo era realizado ainda com interferência humana. Havia um funcionário responsável por distribuir as chamadas.

O que é PABX?

 

O PABX é uma central telefônica responsável pela organização e distribuição da(s) linha(s) telefônica(s) de uma empresa em ramais. Além disso, tem diversas outras funções, como:

Filas/Grupo de ramais


O grupo de ramais é quando você coloca vários ramais dentro de um mesmo setor. Por exemplo: “Tecle 1 para falar com o setor financeiro”, e dentro desse setor você tem mais 5 ramais para áreas específicas do setor: “Se quiser falar sobre negociação, tecle 3”.

Gravação de chamadas


Pode ser usada para oferecer mais segurança para ambas as partes, para treinamento de novos colaboradores e acompanhamento da equipe. 

URA


Também conhecida como Atendente Eletrônica, a URA (Unidade de Resposta Audível) é aquela voz automática com quem os clientes falam antes de chegar ao funcionário humano.  

Ramal Web


A função de Ramal Web permite que seu funcionário acesse o mesmo ramal estando na empresa, em casa, ou em qualquer outro lugar. Basta ter um dispositivo com acesso à internet e o software instalado. 

 

Essas são apenas algumas funções dentre tantas que o PABX oferece. 

Quais opções de PABX existem?

 

Desde sua criação e com a evolução tecnológica, foram surgindo diferentes opções do sistema, que atendem demandas diferentes. 

 

A primeira opção de PABX que sua empresa pode optar é a central telefônica analógica.

 

Apesar de não ser a melhor opção, ainda é muito utilizada por muitas empresas de grande porte. O PABX analógico é totalmente físico, portanto, exige todo um custo para instalação, manutenções constantes e atualizações, tudo isso realizado por um suporte técnico especializado. 

 

Por exemplo: se você deseja adicionar mais ramais, deve comprar um equipamento à parte para adicionar ao seu PABX.

 

A opção que surgiu logo após a analógica foi a central telefônica digital.

 

O PABX Digital é, basicamente, uma versão mais atualizada do analógico. O sistema permite que um número maior de linhas seja incorporado, aumentando também o número de ramais. Além de ter funções como:

 

  • Seleção automática de linhas

  • Ramal econômico

  • Pode ser acessado de computadores e tablets, entre outros

 

Entretanto, a desvantagem é que a central telefônica digital ainda tem a necessidade do equipamento físico. Ou seja, a empresa ainda tem gastos com instalações, manutenções e atualizações, além de terceirização de técnicos especialistas.

 

A opção de central telefônica virtual é a mais indicada para as empresas por ter o melhor custo benefício. 

 

O PABX Virtual é a versão mais atual e tecnológica. Todos os seus dados são armazenados em nuvem e podem ser acessados por um softphone através de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet. 

 

Por ser totalmente virtual, essa versão dispensa todo tipo de investimento com infraestrutura, pois não é necessário manter um equipamento físico na sua empresa, logo os gastos de instalação, manutenção, atualizações ou até mesmo de visitas técnicas são dispensados.

 

Se for necessário algum tipo de suporte, a equipe responsável resolve tudo remotamente, de maneira simples, econômica e ágil. 

 

Para ter acesso ao sistema é simples, você só precisa ter um dispositivo conectado à internet e um navegador para acessá-lo. Pode usar, tablets, computadores, notebooks ou smartphones.

 

O PABX Virtual tem todas as funções das versões anteriores, e adiciona:

 

  • Número de linhas e ramais ilimitado

  • Monitoramento em tempo real

  • Mobilidade para transferir entre localidades diferentes

  • Relatórios detalhados

  • Integração com CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente)

  • Armazenamento de dados em nuvem, entre outros.

 

Por ser a versão com mais benefícios e menor custo, é a mais indicada para empresas de pequeno, médio ou grande porte.

 


Posts Relacionados

Número 0800: O que é e quais as vantagens?

A Discagem Direta Gratuita (DDG), mais conhecida como 0800, é muito popular aqui no Brasil. Esse serviço possibilita...Saiba Mais

O que é ramal de empresa?

Uma telefonia eficiente deve ser o ponto forte de qualquer negócio. Para isso, empresas oferecem possibilidades de...Saiba Mais

Impacto Automação © Todos os direitos reservados