O que é PABX e quais opções existem?
O que é PABX e quais opções existem?
Você sabia que ter uma comunicação interna e externa de qualidade melhora a eficiência, produtividade e até lucratividade da sua empresa?
A central telefônica é a melhor maneira de manter a comunicação do seu negócio rápida e assertiva, deixando seus clientes e funcionários mais satisfeitos.
O PABX, do inglês Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), é uma central telefônica criada na década de 60 por um grupo de advogados.
Inicialmente, o processo era realizado ainda com interferência humana. Havia um funcionário responsável por distribuir as chamadas.
O que é PABX?
O PABX é uma central telefônica responsável pela organização e distribuição da(s) linha(s) telefônica(s) de uma empresa em ramais. Além disso, tem diversas outras funções, como:
Filas/Grupo de ramais
O grupo de ramais é quando você coloca vários ramais dentro de um mesmo setor. Por exemplo: “Tecle 1 para falar com o setor financeiro”, e dentro desse setor você tem mais 5 ramais para áreas específicas do setor: “Se quiser falar sobre negociação, tecle 3”.
Gravação de chamadas
Pode ser usada para oferecer mais segurança para ambas as partes, para treinamento de novos colaboradores e acompanhamento da equipe.
URA
Também conhecida como Atendente Eletrônica, a URA (Unidade de Resposta Audível) é aquela voz automática com quem os clientes falam antes de chegar ao funcionário humano.
Ramal Web
A função de Ramal Web permite que seu funcionário acesse o mesmo ramal estando na empresa, em casa, ou em qualquer outro lugar. Basta ter um dispositivo com acesso à internet e o software instalado.
Essas são apenas algumas funções dentre tantas que o PABX oferece.
Quais opções de PABX existem?
Desde sua criação e com a evolução tecnológica, foram surgindo diferentes opções do sistema, que atendem demandas diferentes.
A primeira opção de PABX que sua empresa pode optar é a central telefônica analógica.
Apesar de não ser a melhor opção, ainda é muito utilizada por muitas empresas de grande porte. O PABX analógico é totalmente físico, portanto, exige todo um custo para instalação, manutenções constantes e atualizações, tudo isso realizado por um suporte técnico especializado.
Por exemplo: se você deseja adicionar mais ramais, deve comprar um equipamento à parte para adicionar ao seu PABX.
A opção que surgiu logo após a analógica foi a central telefônica digital.
O PABX Digital é, basicamente, uma versão mais atualizada do analógico. O sistema permite que um número maior de linhas seja incorporado, aumentando também o número de ramais. Além de ter funções como:
Seleção automática de linhas
Ramal econômico
Pode ser acessado de computadores e tablets, entre outros
Entretanto, a desvantagem é que a central telefônica digital ainda tem a necessidade do equipamento físico. Ou seja, a empresa ainda tem gastos com instalações, manutenções e atualizações, além de terceirização de técnicos especialistas.
A opção de central telefônica virtual é a mais indicada para as empresas por ter o melhor custo benefício.
O PABX Virtual é a versão mais atual e tecnológica. Todos os seus dados são armazenados em nuvem e podem ser acessados por um softphone através de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet.
Por ser totalmente virtual, essa versão dispensa todo tipo de investimento com infraestrutura, pois não é necessário manter um equipamento físico na sua empresa, logo os gastos de instalação, manutenção, atualizações ou até mesmo de visitas técnicas são dispensados.
Se for necessário algum tipo de suporte, a equipe responsável resolve tudo remotamente, de maneira simples, econômica e ágil.
Para ter acesso ao sistema é simples, você só precisa ter um dispositivo conectado à internet e um navegador para acessá-lo. Pode usar, tablets, computadores, notebooks ou smartphones.
O PABX Virtual tem todas as funções das versões anteriores, e adiciona:
Número de linhas e ramais ilimitado
Monitoramento em tempo real
Mobilidade para transferir entre localidades diferentes
Relatórios detalhados
Integração com CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente)
Armazenamento de dados em nuvem, entre outros.
Por ser a versão com mais benefícios e menor custo, é a mais indicada para empresas de pequeno, médio ou grande porte.
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