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 Instalador de PABX: Ainda vale a pena ter esse custo? | Impacto Automação

Instalador de PABX: Ainda vale a pena ter esse custo?

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Instalador de PABX: Ainda vale a pena ter esse custo?

Afinal, o que é um PABX?

 

Você já se perguntou como funciona a ligação entre os ramais de uma mesma empresa? 


Saiba que essa comunicação é feita pelo sistema PABX – Private Automatic Branch Exchange, uma das tecnologias mais importantes e funcionais para a operação de telefonia nas organizações.


Embora não seja nenhuma novidade, o PABX continua evoluindo a cada dia, agregando valor às empresas que optam por ele. 


Atualmente, esse sistema oferece versões integradas com as mais avançadas tecnologias, como cloud computing (computação em nuvem). 


No post de hoje, explicaremos com detalhes todos os aspectos envolvendo essas ferramentas. Confira!

Você sabe como funciona um sistema PABX?

 

Todos os dias surgem inovações tecnológicas no mundo inteiro, principalmente na área da telefonia. Você, provavelmente, já deve ter escutado o termo “PABX”, ao menos uma vez.

 

PABX é uma central telefônica que reúne a comunicação interna e externa de uma empresa. Seu grande benefício é agilizar o atendimento e distribuir as ligações entre os atendentes disponíveis. 


O que é imprescindível nos negócios hoje em dia, melhorando o relacionamento entre clientes, funcionários e parceiros de negócios.

 

No início, só havia um modelo de PABX e, ele necessitava de uma estrutura física dentro da empresa como; cabeamento, placas, conectores, refrigeração, etc.

 

Mas, com o surgimento de novos modelos de PABX, será que ainda vale a pena investir em uma instalação de PABX? Reunimos algumas informações nesse artigo para que você possa conhecer e descobrir mais sobre esse assunto.

Quais os tipos de PABX existentes?


Existem diversos tipos de centrais de PABX, como:

PABX Analógico


É o sistema mais antigo e econômico, ainda comum em inúmeras empresas, porém é bastante limitada. 


Empresas de pequeno porte optam por esse sistema por terem pouco volume de chamadas ou mesmo em condomínios residenciais.


O sistema funciona como uma central, da qual será projetada para receber linhas convencionais, através de operadoras comuns de telefonia. Entre suas funcionalidades, as 


principais são:


●     chamada em espera;

●     transferência de ligações;

●     identificador de chamadas;

●     bloqueio do recebimento de ligações a cobrar;

●     configuração de senha para os ramais.


Para este PABX, as manutenções devem ser mais recorrentes, pois não há um sistema substituto caso ele pare de funcionar. 


Além disso, a rede precisa ser constantemente monitorada para reparos preventivos, evitando que a comunicação da empresa fique deficiente.


Devido à complexidade da sua manutenção, o analógico pode sair mais caro do que os demais. Também haverá a necessidade de separar um espaço específico para sua instalação em um local em que não há acúmulo de poeira.


Portanto, além dos custos com manutenção e o alto investimento para implantação, essa modalidade tem caindo em desuso e começando a apresentar dificuldade na reposição de equipamentos.

PABX Digital


Se comparada com o sistema anterior, essa é uma ferramenta mais avançada, apresentando uma excelente qualidade em chamadas, eliminando ruídos. 


Oferece Discagem Direta para Ramais (DDR) e poderá ajustar o volume de ligações, conectando linhas digitais e fixas.


Comumente, o investimento para esse tipo de implantação é considerável. Exige aparelho próprio e portas para telefones digitais.


O custo pode superar o do analógico, principalmente ao depender do porte do seu empreendimento.


Entre suas vantagens estão:


●     melhor qualidade de áudio nas ligações;

●     programação para duração das chamadas;

●     melhor qualidade de áudio nas ligações;

●     programação para duração das chamadas;

●     seleção automática das linhas;

●     discagem direta por ramal;

●     integração com o PABX analógico;

●     controle de volume na escuta;

●      centralização de tarifas das operadoras.

PABX Híbrido


É a solução que consegue unificar as melhores características dos dois sistemas citados acima. Utiliza a tecnologia de voz sobre IP, além de permitir a custo zero a interligação dos ramais.


Um dos principais pontos do PABX híbrido é que a central consegue se moldar conforme as necessidades. 


Então, uma empresa que já utiliza o PABX analógico pode implementar o modelo híbrido e fazer uma transição sutil de um sistema para o outro, sem deixar comprometidas as prioridades de negócio e dando tempo de treinar seus colaboradores para o avanço dessa tecnologia. 


Todos os recursos anteriores mencionados estão disponíveis nessa versão. Além disso, o próprio sistema consegue determinar qual a melhor hora de usar qual linha:


  • Se estiver ligando para outro telefone fixo, o PABX híbrido usará a linha convencional;

  • Quando a ligação for para celular, será puxada a linha digital de menor custo;

  • Já para as ligações entre as filiais, a linha VoIP entra em ação.


A manutenção pode ser um pouco mais cara, pois há a atualização remota do software (como no PABX IP) e os reparos eventuais nos equipamentos físicos, assim como no modelo analógico.


Ou seja, nesta modalidade, parte da infraestrutura típica de um PABX analógico ainda é usada, mas combinada com recursos de tecnologia VoIP. 


É uma boa pedida quando se tem toda a instalação de cabeamentos pronta, mas existe interesse em dar partida na modernização das comunicações.

PABX com tecnologia VoIP


É a ferramenta mais moderna e complexa. Oferecendo inúmeros recursos para sua empresa, o PABX funciona da mesma forma que um provedor, sendo apto para receber chamadas analógicas e digitais.


Nesta versão de central de comunicações, sua empresa pode unir todas as vantagens das outras variações de PABX com algo característico da tecnologia na nuvem: o acesso desde qualquer lugar.


Anteriormente, todas as chamadas precisavam ser direcionadas a uma infraestrutura física tal onde a equipe de atendimento precisava ser alocada. Com o PABX na nuvem, não há limites.


Basta ter um dispositivo compatível com o sistema e um operador pode trabalhar de onde quiser. Outra vantagem deste sistema é que todas as informações mais importantes podem ser armazenadas na própria nuvem.


É uma excelente opção para quem deseja tornar seu negócio mais rápido e dinâmico. No entanto, fique atento para escolher um bom fornecedor, para que não sofra com má qualidade nas ligações, ruídos e interferências durante as chamadas.

O que é um PABX virtual?


PABX virtual é um software que funciona em nuvem (SaaS - Software as a Service) e cumpre a mesma função de um PABX físico: dividir uma única linha de telefone entre vários ramais (atendentes), formando uma central telefônica.


Isso só é possível graças à telefonia Voip, que dispensa a linha analógica e torna possível fazer e receber chamadas totalmente via internet por meio da transmissão de dados por IPs.

E quais suas vantagens?


  • Dispensa aquisição de uma central física de PABX;

  • Dispensa aparelhos físicos de telefone - embora seja possível conectar telefones IP ou analógicos ao sistema (no caso de telefones analógicos, é necessário utilizar um ATA Voip)

  • Atende pequenas e grandes empresas

  • Transforma o departamento telefônico da sua empresa em um mini call center

  • Atendimento mais eficiente e produtivo

  • Possui recursos avançados como;

  • Gravações de ligações;

  • URA;

  • Transbordo de chamadas;

  • Correio de voz;

  • Espera com mensagem personalizada.

  • Atendimento automatizado;

  • Gerenciamento de fila de ligações;

  • Personalização de horários para o atendimento;

  • Monitoramento em tempo real de dados das chamadas (duração da ligação, ramal de origem, escuta ao vivo);

  • Inclusão e remoção facilitada de ramais;

  • Desvio de chamadas (função siga-me);

  • Relatórios de atendimento;

  • Teleconferências;


Sua manutenção é completamente remota, então, os custos são ainda mais diminuídos, podendo chegar a custo zero. 


Além disso, a implementação é bastante simplificada, exigindo apenas um estudo sobre a quantidade de colaboradores ligados à rede e a capacidade correta para suprir essa demanda.


O PABX virtual com telefonia Voip diminui os custos das ligações em alguns fornecedores. Isso porque os ramais, por exemplo, podem se comunicar gratuitamente, mesmo à longa distância. 


O minuto de cada chamada pode ser até 90% menor em comparação com as telefonias analógicas. 


Então podemos dizer que o PABX virtual é uma das melhores e mais atuais centrais telefônicas, pois não ocupa espaço nas empresas, nem exige um alto valor de investimento. 


Além de ter sua manutenção a baixo ou zero custo.

Existe prazo para utilização do PABX?


A empresa contratada para implementação da central de PABX de sua empresa, contará com um sistema de manutenção. 


Ela é responsável por manutenções periódicas, resoluções de problemas, treinamentos e total suporte ao usuário.


Por isso, o momento da escolha do fornecedor é de extrema importância. Lembre-se que o barato pode sair caro!

Quais as formas de pagamento? É possível quebrar contrato?


As formas de pagamento são indicadas pelo fornecedor. É costume realizar pagamento via boleto bancário, PIX, débito e crédito. Conforme o serviço e dimensão da implantação, os valores podem ser parcelados.


Quanto à possível quebra de contrato, é importante conferir as cláusulas do contrato. Fique atento antes de contratar o fornecedor de sua central de PABX e verifique a reputação da empresa. 


Opte sempre por contratos que não exijam fidelidade. Isso irá evitar problemas futuros, além de menores custos para o seu bolso.


Gostou do nosso conteúdo? Para saber mais visite nossos outros artigos sobre Linhas Digitais e Voip SIP. 


E caso queira tirar dúvidas, entre em contato com um dos nossos consultores especialistas em PABX em Nuvem: Suporte - Impacto Automação (tawk.help)


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