Linhas Digitais: O que são e quando usar?
Para garantir uma boa comunicação com clientes ou até mesmo dentro da empresa, é indispensável ter uma boa linha telefônica. Para isso, é indispensável conhecer mais sobre telefonia analógica e digital.
Com o crescimento da tecnologia VoIP, empresas se viram forçadas a mudarem a forma que isso acontecia, e essa transformação visa, basicamente, melhorar a eficiência de processos organizacionais e diminuir custos.
Até poucas décadas atrás, pensar em linhas telefônicas significava ter uma linha fixa, analógica e por pulso, e que ainda pode ser encontrada no nosso dia a dia, apesar da transformação digital pelo que o setor está passando e das opções mais modernas e eficientes existentes no mercado.
Enquanto as linhas digitais usam a internet para a transmissão de voz, convertendo as chamadas em pacotes de dados, as linhas analógicas dependem de uma Rede Telefônica Pública Comutada (PSTN) para realizar as chamadas, além de exigirem a instalação e cabeamento para conectar as linhas ou ramais aos aparelhos telefônicos e placas de PABX.
Atualmente, a telefonia chegou a sua 4ª geração: a era da telefonia IP, que permite ligações por intermédio do computador, dispositivos móveis ou aparelhos telefônicos com a garantia de maior qualidade e custos mais baixos e sem a necessidade de cabos, fios ou “quebrar paredes”.
Linhas digitais e analógicas
Analógica
Linhas Analógicas ou troncos analógicos, são termos para definir essa tecnologia. Surgiu em 1876, quando Graham Bell e Thomas Watson fizeram as primeiras experiências com um equipamento conhecido, naquela época, como telégrafo harmônico.
Atualmente, as linhas analógicas são entregues pelas operadoras através de um par de fios metálicos. Todo esse cabeamento liga as estruturas físicas às conhecidas centrais telefônicas.
Essa tecnologia depende de uma rede telefônica pública comutada (PSTN) para realizar chamadas. Sendo, geralmente, ligada diretamente a um telefone comum com ou sem fio ou à um PABX através de placa de tronco analógico.
Pontos fortes:
Grande aceitação em função de ser um modelo conhecido e tradicional,
Não depende de energia elétrica para funcionar.
Digital
Linhas digitais ou troncos digitais, são os termos usados para definir essa tecnologia. A telefonia digital chegou ao Brasil em 1972 através de uma tecnologia anterior ao celular, possuindo apenas 150 terminais de comunicação (aparelhos).
Os anos se passaram e a internet tomou força em pouco tempo. Com isso, fez com que toda a infraestrutura de telefonia analógica fosse repensada.
A tecnologia digital é entregue pelas operadoras através de dois pares metálicos, fibra óptica ou VoIP, que são ligados a um modem.
De forma simples, o que ocorre é a conversão da voz analógica em dados digitais. Na sequência, esses dados são transmitidos pela internet e sua ligação completa normalmente.
Pontos fortes:
Chamadas de vídeo
Remessas de documentos
Envio de fotos e vídeos
Mobilidade total
Infraestrutura simplificada
Economia
Aparelhos de telefonia digital
A telefonia digital realiza chamadas através de aparelhos e softwares como telefone IP, PABX, webphones e softphones.
O telefone IP é um aparelho criado especificamente para realização de chamadas pela internet. Possui aparência do telefone convencional, mas realiza chamadas através de uma rede de dados. Além disso, oferece outros benefícios tecnológicos, como gravação de ligações.
Já o softphone e o webphone se caracterizam por sistemas com capacidade de emular um telefone no computador, celular ou tablet. O softphone é um software criado especificamente para essa finalidade e o webphone não precisa de instalação no computador.
Ambos, no entanto, têm capacidade de simular um aparelho em equipamentos tecnológicos para realizar chamadas.
Quais as principais diferenças entre linhas digitais e analógicas?
Escala
Se uma empresa cresce, basicamente precisa de mais linhas telefônicas para manter o negócio. Na tecnologia analógica esse processo de implementar novas linhas é longo e depende da disponibilidade por parte da operadora, na linha digital, basta alguns comandos e novas linhas são instaladas rapidamente.
Recursos
Nas linhas analógicas os recursos são básicos: identificação de chamadas, encaminhamento, bloqueio e chamadas de espera.
Na linha digital, além desses mesmos recursos, é possível oferecer videoconferência, gravação de chamadas, atendimento automático, URA, integração com aplicativos, entre outros.
Infraestrutura e mobilidade
Nas linhas digitais é preciso utilizar aparelhos que aceitam ligações via internet: computadores, dispositivos móveis, etc. Como voz e dados trafegam pela internet, esses dispositivos podem ser utilizados em qualquer lugar, basta estarem conectados à internet.
Já a linha analógica, obrigatoriamente, precisa de um aparelho conectado à PSTN, necessitando cabeamento, e a linha é fixa em um determinado ponto.
Atendimento ao cliente
Com um compartilhamento de informações muito maior, a telefonia digital traz eficiência ao atendimento ao cliente, melhora processos e aumenta a produtividade.
Já a telefonia analógica tem diversas limitações, por exemplo, impedindo o acesso a soluções em nuvem.
Investimento
Devido sua estrutura ser totalmente física (cabos, conectores, placas, etc), a tecnologia analógica pode ter seu investimento inicial alto e suas manutenções também podem ser custosas.
Já a tecnologia digital tem um custo significativamente inferior e, geralmente, sua manutenção é sem custo algum.
Fidelização
Outra desvantagem que a telefonia analógica tem em relação à telefonia digital, é a fidelização do telefone convencional.
A rede analógica geralmente conta com contratos em seus planos de telefonia que duram determinado período de tempo e, em sua maioria, quanto maior o período estabelecido, maior o desconto mensal da parcela.
Apesar de ser uma ótima opção para economizar nas tarifas, um contrato de fidelização também pode limitar muito sua empresa.
Isso porque o cancelamento desse tipo de contrato normalmente é economicamente inviável.
Ou seja, caso você não tenha gostado do serviço ou esteja pensando em mudar de operadora, cancelar o contrato de fidelidade antes do tempo determinado pode acabar custando muito caro.
Embora ofereça certas economias em relação a um plano de franquia, geralmente a fidelização não é a melhor opção a longo prazo.
Já em planos de telefonia digital é comum a prática de contratos sem fidelidade, onde o consumidor tem a liberdade de cancelar sem precisar pagar multas ou taxas por isso.
Para quem a linha digital é indicada?
O modelo digital é indicado para empresas com grandes e pequenos volumes de chamadas. Em qualquer um dos casos os benefícios são significativos. Não é exagero afirmar que a tecnologia digital é a evolução da tecnologia analógica. Por isso, traz pontos positivos para qualquer tipo de negócio.
Agora que você já sabe o que é linha digital e analógica e conhece suas diferenças, está mais preparado para decidir qual dos modelos será melhor para o seu negócio.
Mas, se ainda estiver com dúvidas conheça os nossos artigos
Posts Relacionados
Número 0800: O que é e quais as vantagens?
A Discagem Direta Gratuita (DDG), mais conhecida como 0800, é muito popular aqui no Brasil. Esse serviço possibilita...Saiba Mais
O que é ramal de empresa?
Uma telefonia eficiente deve ser o ponto forte de qualquer negócio. Para isso, empresas oferecem possibilidades de...Saiba Mais